0

Treino Social é uma proposta de desenvolvimento global por meio do esporte

Com o objetivo de impactar na vida de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, a metodologia "Treino Social" tem conquistado o Brasil.

16 ago 2018
18h17
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Com o objetivo de impactar na vida de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, a metodologia "Treino Social" tem conquistado o Brasil. O programa, que tem o apoio da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, oferece gratuitamente uma proposta de ensino que habilita professores de educação física, educadores e treinadores para que, por meio do esporte, consigam estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens.

Foto: DINO / DINO

Para Aderlúcia Nascimento, Assessora Técnica do Esporte para Desenvolvimento (EpD), o Treino Social traz para a comunidade - incluindo educadores, treinadores e professores - uma proposta de desenvolvimento global através do esporte. "Este projeto impacta diretamente no desenvolvimento de competências físicos, técnicas, táticas, sociais e emocionais, e o processo se dá através da descoberta guiada, trabalhando principalmente a formação de pessoas protagonistas, autônomas, capazes de fazer suas escolhas e criar suas oportunidades", comenta.

Método

Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

"A maioria dos jogos do Treino Social foram inspirados nos jogos de rua e apresentados por consultores brasileiros. O futebol alemão tem como característica a disciplinada, seguida por muitas repetições, treinando muito a técnica de maneira planejada sempre, sem sair do estabelecido. O brasileiro no futebol é o cara criativo, capaz de se deparar com as situações mais imprevisíveis e encontrar uma saída rápida. Acredito que o Treino Social é uma dose que tem em seus componentes uma mistura equilibrada das características citadas acima", completa.


Agenda

Nos dias 10, 11, 17 e 18 de agosto, o Ceará receberá a capacitação Treino Social. O treinamento acontecerá em Maracanaú, pelo IEmais. Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, é a vez dos cariocas. Realizado pelo Instituto Promundo, em parceria com a GIZ, o evento acontecerá no Rio de Janeiro. Em breve, serão divulgadas as formas de inscrições.

Entre os anos de 2014 e 2017 o Treino Social já realizou 47 capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique, certificando mais de 1025 professores, educadores e treinadores esportivos. Para saber mais, acesse o site: http://rems.org.br/treino-social/index.html.

Sobre a REMS
A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) reúne hoje 104 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano..Foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Mais informações: http://rems.org.br/br/.



Website: http://www.rems.org.br

Veja também:

A enfermeira que salvou três bebês de hospital atingido pela explosão em Beirute
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade