1 evento ao vivo

Sustentabilidade: 1º edifício no Brasil certificado com o LEED v4 registra redução de 88% de energia e 74% de consumo de água

10 mai 2017
17h56
  • separator
  • comentários

Desde o início de maio, o Brasil conhece o primeiro edifício a conquistar a certificação internacional LEED v4 que atesta o quanto a construção está preparada com soluções que contribuem para a redução os danos ambientais, além de benefícios sociais e econômicos.

Foto: DINO

Localizado em Governador Valadares (MG), o edifício Espaço LarVerdeLar abriga a sede da Controle, empresa líder de combate de pragas urbanas na região, que já ocupa os ambientes sem precisar do uso de ar-condicionado para seus funcionários trabalharem em uma temperatura agradável.

Além disso, o edifício foi projetado para reduzir o uso de energia em 88% e o consumo de água em 74%. Durante as obras também houve uma preocupação especial com o meio ambiente, 94% dos resíduos gerados foram reutilizados ou reciclados, ou seja, apenas 6% foi destinado para o aterro sanitário.

"A certificação LEED® é um sistema internacional com orientações sustentáveis para construção e operação de edifícios. Trata-se de uma certificação utilizada em mais de 140 países e que em 2014 lançou sua quarta versão, a v4, com requisitos de sustentabilidade mais rigorosos que a versão anterior, a v2009. Até o momento o Espaço LarVerdeLar é o único edifício no Brasil a consquitar o LEED na versão 4.", explica Vitor Tosetto, um dos sócios da LarVerdeLar, realizadora do projeto.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO LEED V4BD + C
O Espaço LarVerdeLar obteve o certificado LEED v4 BD+C nível Gold com o somatório de 60 pontos alcançados pelo cumprimento de requisitos de sustentabilidade, organizados em nove categorias.

Todas contam com pré-requisitos (práticas obrigatórias), e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem melhores níveis de sustentabilidade para o edifício. A junção das práticas adotadas determina o nível da certificação, que pode ser definido como Certified (Básico), Silver, Gold e Platinum.

"Esperamos que o lançamento deste primeiro edifício certificado com o LEED v4 possa inspirar outras construções, de quaisquer dimensões, a seguir os mesmos passos. A sustentabilidade agrega valor de mercado e pode gerar novos negócios associados à construção; além de contribuir para preservação do meio ambiente e saúde das pessoas ", complementa Vitor.

Na prática, investir em uma edificação certificada pela LEED v4 BD + C promove a melhora na segurança e saúde dos usuários, além do consequente aumento no conforto e bem-estar de quem lá vive. Para as empresas, estudos apontam aumento da produtividade entre os colaboradores, inclusão social e aumento do senso de comunidade, entre outros benefícios.

Para os investidores, a certificação agrega valor ao imóvel e a marca do empreendimento, além da consequente diminuição dos custos operacionais e de manutenção.

SOBRE a LarVerdeLar

A empresa de Arquitetura e Engenharia especializada em construções sustentáveis LarVerdeLar aplica soluções viáveis diferentes dos modelos convencionais encontrados na atualidade para a construção civil e arquitetura. Ela pretende difundir e promover o desenvolvimento sustentável por meio da elaboração de projetos, consultorias e incorporação de construções sustentáveis.

A LarVerdeLar possui expertise na gestão de resíduos de empreendimentos de médio e grande porte, fiscalização ambiental de obras de grande porte, licenciamento ambiental de grandes empreendimentos e casos de catástrofe ambiental. É a empresa que desenvolveu o projeto da primeira edificação brasileira a obter a certificação LEED v4 BD+C.

Desde 2009, estão os sócios Bruna Tosetto, Micheli Gonçalves e Vitor Tosetto.

BRUNA TOSETTO
Arquiteta e Designer de Interiores. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFV. Qualificada em Arquitetura pela POLI-USP no Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás. Especialista em Design de Interiores pelo IPOG. Arquiteta responsável pelos projetos arquitetônicos das empresas LarVerdeLar e Toca Arquitetura, sendo idealizadora do primeiro projeto em busca do LEED v4 BD+C do Brasil, o Espaço LarVerdeLar. Experiências com arquitetura de grandes vãos esportivos, como a Arena Pantanal e industriais. Atualmente focada em arquitetura sustentável em ambientes residenciais e comerciais.

MICHELI GONÇALVES
Engenheira Ambiental formada pela UFV, Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Atua com consultoria em sustentabilidade desde 2014, sendo uma das responsáveis pelo processo de certificação do primeiro empreendimento LEED v4 BD+C do Brasil. Responsável pela elaboração de projetos, gestão e certificação Procel Edifica de empreendimento residencial em andamento no interior paulista. Experiência no planejamento de projetos de construção sustentável e investigação de áreas degradadas. Participação na construção do Zoneamento Ecológico Econômico e no Plano Estadual de Manejo de Águas Pluviais e Esgotamento Sanitário, ambos do Estado da Bahia, sendo ainda, a responsável pela elaboração de Relatórios de Avaliação de Impactos Ambientais de sistemas de esgotamento sanitário de pequenas cidades baianas. Apoiadora técnica da análise de processos de outorga de águas superficiais para o Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia. Participação em projetos de distribuição de água e de sistemas de drenagem para cidades da Líbia-África.

VITOR TOSETTO
LEED AP BD+C. Graduado em Engenharia Ambiental pela UFV. Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Consultor e gestor de projetos de construções sustentáveis pela NewFields e sócio-proprietário da LarVerdeLar. Idealizador e Gestor do primeiro projeto em busca do LEED v4 BD+C do Brasil. Atuou em casos de crise ambiental. Fiscal de meio ambiente da Petrobras na obra da Refinaria Abreu e Lima. Pela Abengoa, foi responsável pela elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa. Tem experiência com elaboração e execução de projetos residenciais e industriais de aproveitamento de água de chuva, reuso de efluente, aquecimento solar de água e telhado verde.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade