PUBLICIDADE

Santos Lab e UERJ se unem para trazer inovações tecnológicas com drones no 49º Congresso Brasileiro de Geologia

23 ago 2018 - 16h14
Compartilhar
Exibir comentários

Drones a favor da geologia. A Santos Lab, empresa desenvolvedora de inovações tecnológicas integradas com sistemas aéreos não tripulados (drones), está participando do 49º Congresso Brasileiro de Geologia - "Conhecer o Passado para Construir o Futuro", em parceria com a Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para mostrar como o uso de drones pode otimizar o trabalho na ciência que estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra.

Foto: DINO / DINO

O congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia, acontece de 20 a 24 de agosto de 2018, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, e tem o objetivo de integrar especialistas, empresas, profissionais e a sociedade, por meio da realização de palestras, discussões, cursos e, eventos paralelos, além da EXPOGEO, feira de expositores na área das Geociências.

Os drones são aeronaves controladas remotamente, que podem ser equipadas com câmeras e sensores especiais. Sensores para a captura de imagens georreferenciadas, ou seja, com as coordenadas conhecidas num dado sistema de referência, para o estudo de diversas aplicações na área da geologia, e sensores infravermelhos, capazes mapear elementos químicos constituintes de minerais, minerais esses que constituem rochas.

O Dr. Enrico Pedroso, professor na área de sensoriamento remoto aplicado, da Faculdade de Geologia da UERJ, explica que os drones são plataformas que geram dados de resolução espacial altíssima, nos quais as imagens podem ser aplicadas para estudos dos recursos naturais, minerais ou energéticos. "Temos um país com dimensões continentais, e o sensoriamento remoto traz como principal vantagem a possibilidade de cobertura precisa de áreas extensas", completa o professor.

Após a captura, essas imagens são processadas por meio de softwares específicos de fotogrametria, uma técnica que permite medições rigorosas a partir de uma fotografia, e são transformadas em diferentes resultados, como mapas de alta definição, modelos tridimensionais da superfície do terreno e mosaicos ortorretificados, quando a imagem original tem seus deslocamentos, devido ao relevo e a inclinação da fotografia, eliminados. Esses e outros produtos cartográficos são usados em diversas atividades, como mapeamento geológico, exploração mineral, cálculo de volume, monitoramento ambiental, aerofotogrametria digital e muitos outros estudos e planejamentos.

O constante avanço dessa tecnologia reduziu o tempo e o custo do processamento dos dados capturados. E isso tem estimulado o uso cada vez maior de drones em muitas áreas do desenvolvimento científico e técnico, incluindo a geologia, como um dos campos de maior projeção de futuro em relação a essas inovações. E como a Sociedade Brasileira de Geologia promove congressos bianuais justamente para avaliar os principais acontecimentos dos últimos anos e para refletir sobre o futuro do setor, a Santos Lab e a Faculdade de Geologia da UERJ não poderiam deixar de falar sobre os benefícios do uso de drones para esta área, no Minicurso "Drones para Mapeamento Geológico de Detalhe".

As instituições mantêm, desde dezembro do ano passado, um convênio de cooperação técnica para promoção de estudos, avaliações e diagnósticos na área de geologia aplicada e para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento. "A Santos Lab leva a tecnologia para ajudar na capacitação dos estudantes, enquanto tem acesso às pesquisas dentro do meio acadêmico, para obter informações para o desenvolvimento de tecnologias e aplicações ainda mais inovadoras", diz Bruno Teixeira, CEO da Santos Lab. Para saber mais sobre geologia de detalhe com o uso de drones, visite o stand da Santos Lab com a UERJ, no congresso.

Serviço:

49º Congresso Brasileiro de Geologia

20 a 24 de agosto de 2018

Centro de Convenções SulAmérica

Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Centro

Acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas

Rio de Janeiro - RJ

Santos Lab

Para conhecer todas as aeronaves da Santos Lab acesse o site www.santoslab.com ou entre em contato pelo telefone (21) 3547-8500.

Website: http://www.santoslab.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade