Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Respeito à natureza norteia as peças feitas à mão da Corte Terra

29 jun 2018 - 05h11
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Luiz Vieira comanda a empresa Corte da Terra, criada em 2013

Foto: DINO

Inquieto, curioso, inventivo e com muita personalidade. Assim é o mineiro Luiz Vieira, dentista há 40 anos, que encontrou na natureza um novo hobby, uma nova paixão. Garimpar, cortar, moldar, polir e valorizar a madeira virou uma de suas atividades prediletas e foi estimulada depois de uma visita ao Museu Inhotim, localizado em Brumadinho, MG, e referência por seu acervo de arte contemporânea.

Apaixonado pela natureza e morador da cidade mineira turística de Poços de Caldas, Luiz começou a dividir sua jornada diária entre os atendimentos no consultório e os momentos de artesão em seu sítio. Em sua propriedade e nos arredores da zona rural, ele começou a coletar troncos de árvore que, transportados ao seu ateliê, tornaram-se a matéria-prima para o início do seu hobby que, posteriormente serviu de ponto de partida para a criação da marca Corte da Terra. "Muitas pessoas fazem terapia. No meu caso, eu faço gameloterapia", brinca Luiz.

O respeito à natureza e às questões ambientais motivam a execução das peças elaboradas com madeiras nobres. De suas mãos são esculpidas diversas linhas de gamelas, banquinhos e outros objetos decorativos, como abajures. O diferencial e a característica da produção das peças consistem em partir da madeira em estado bruto, prezando por suas formas, cores e texturas originais. Além disso, como sua matéria-prima deriva de resíduos florestais, em suas peças Luiz Vieira faz deferência às marcas de agentes naturais, efeitos do tempo e até mesmo da ação humana na natureza.

Por meio desses rastros é que o artesão mineiro dá forma às suas obras, sem a pretensão de eliminar os vestígios das intempéries a que a madeira está sujeita na natureza. Assim, as peças são elaboradas conforme inspiração e particularidades do material disponível. "Antes de iniciar a esculpir a obra, devoto toda minha atenção para compreender os veios e a história que a madeira traz. Essa análise é primordial para indicar a direção do trabalho que vou realizar", afirma o artista.

A paixão do mineiro pela madeira se reflete não apenas pela transformação da madeira como um todo, mas também pelo processo de lapidação de cada peça. "Com o processo de polimento, consigo obter um efeito marmorizado que só a madeira proporciona", finaliza.

Website: https://cortedaterra.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade