PUBLICIDADE

DINO

Projeto Revitaliza Itaquá realiza ações sociais e ambientais na cidade

31 mar 2020 - 10h17
(atualizado às 11h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Criado pela moradora, Thamires Amorim dos Santos, 30 anos, o projeto Revitaliza Itaquá visa trazer ao município de Itaquaquetuba, uma maior conscientização ambiental e social para os moradores da região.

Foto: DINO / DINO

Segundo dados do Instituto Brasileiro, a população do município é de aproximadamente 360 mil habitantes, sendo o vigésimo município mais populoso de São Paulo. Itaquá, como é carinhosamente chamada, está entre as 10 cidades que mais realizaram ações no combate à desigualdade social.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) relatou que 46% dos brasileiros não sabiam mencionar sequer um problema ambiental na sua cidade ou bairro, algo muito preocupante, que o projeto busca mudar, ao menos na região onde atua.

Para Thamires, o projeto visa promover ações educacionais, como eventos e ações beneficentes com foco na conscientização ambiental e no cuidado com os animais.

"Durante os encontros, ocorrem alimentação e cuidados com animais; revitalização de espaços abandonados ou de descarte irregular; plantio e educação ambiental; promoção de feiras de artesanato ; eventos com foco educacional e de entretenimento; valorização dos espaços públicos; cuidado com as populações vulneráveis; conscientização de assuntos importantes para a cidade e prevenção; palestras, além de eventos esportivos e promoção da saúde. Buscamos tornar a cidade um ambiente melhor para todos", completa.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, e em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

No Brasil não tem leis efetivas para defender os animais, principalmente de maus-tratos, o que já existe em outros países. E os ideais do projeto Revitaliza Itaquá vem ao encontro desta falha que há no país. "Combater o problema é fundamental, porém o mais importante é não deixar que ele aconteça", finaliza Thamires.

Website: https://revitalizaitaqua.wordpress.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade