PUBLICIDADE

Praticado por brasileira, método de adestramento positivo de cães é destaque nos EUA

10 out 2018 - 17h34
Compartilhar
Exibir comentários

Punição ou Recompensa? Qual seria a melhor escolha de classe no caso de uma criança na escola? Uma classe é liderada por uma professora rígida, que é conhecida por brigar com seus alunos e colocá-los de castigo quando fazem algo errado, a outra classe é liderada por uma professora que entende seus alunos, ensina com paciência e os recompensa quando acertam seus exercícios. Qual professora a criança escolheria? Muito provavelmente a segunda professora, pois então, os cachorros também.

Foto: DINO / DINO

Atualmente, a metodologia mais conhecida e utilizada é a punitiva, baseada no medo e na dor. Neste tipo de treinamento, utiliza-se castigos, punições, trancos na guia, coleiras de choque, enforcadores, entre outros que podem gerar sérios traumas nos cães.

"O Reforço positivo é a base de aprendizagem de todo e qualquer animal. É por meio do reforço positivo que construímos os mais diversos e complexos comportamentos, ao inserir algo que o animal deseja usando este recurso como fonte de recompensa e de associações positivas. A adição do reforço aumenta a probabilidade do comportamento acontecer novamente. Os reforços vão desde a atenção que damos aos cães ao oferecimento de petiscos e brinquedos como base de troca" disse a adestradora canina, Carla Ruas da Pet Coaching.

Recentemente, Carla foi aos EUA e deu uma palestra sobre a Ansiedade Canina e a metodologia do Reforço Positivo. Ela é a fundadora e idealizadora da PetCoaching, autora do eBook "10 Passos para Transformar Você e Seu Cão", do projeto "Semana Petflix" e atua como Educadora Canina e Coach de Comportamento e Bem-Estar Animal em São Paulo.

O 1º Evento Educativo sobre Cães em Orlando, que aconteceu em Orlando com produção da Pam Events, apresentação da jornalista Alexia Nascimento e palestra com a educadora Canina Carla Ruas, foi gratuito e teve como objetivo principal ajudar e educar a comunidade Brasileira local com princípios básicos de treinamento e reeducação de seus companheiros caninos baseados na metodologia do Reforço Positivo.

Segundo o blog Um Brasileiro Na Terra do Tio Sam, nos EUA 95% dos cachorros moram dentro de casa com os donos e são como membros da família, e Nova Iorque é a cidade com maior número de cães por habitante do mundo.

"Mais do que ensinar truques, mais do que construir bons comportamentos, mais do que modificar comportamentos indesejados, treinamento é relacionamento e conexão com os cães. Quanto mais próximos de nós, mais também devemos aprimorar nosso conhecimento sobre eles. Entender o que motiva os comportamentos dos animais e trabalhar com base nisso é atingir um patamar muito mais alto no relacionamento, é o amor em todos os aspectos." disse Carla.

Questionada sobre a metodologia positiva, Carla respondeu algumas perguntas sobre o assunto.

- Por que o Adestramento Positivo é melhor que o adestramento tradicional?

"A grande diferença é a isenção do desconforto e de métodos aversivos como forma de interrupção de comportamentos indesejados. Isso porque compreendemos primeiramente a origem dos comportamentos e trabalhamos na base da rotina e das necessidades dos animais. Aprofundamos na análise dos comportamentos, dos estados emocionais e do relacionamento humano-cão. Além do mais, inserir desconforto e punição gera efeitos colaterais, como insegurança, ansiedade, reatividade e até agressividade, além de não resolver o problema em si, visto que só trabalha no sintoma e não na causa e na origem do problema."

- Como o Adestramento Positivo pode ajudar as famílias?

"Como não há o uso da punição no método de treinamento, ele aprimora a conexão entre as pessoas e seus animais, visto que a base é o bem-estar, livre de stress para todos os envolvidos. Já foi comprovado que os animais treinados sem punição, apenas com o reforço positivo, mantém muito mais contato visual com seus tutores, mostram uma linguagem corporal muito mais relaxada e positiva do que em qualquer outro método e respondem mais prontamente aos tutores. Ou seja, os animais sentem-se muito mais confiantes e seguros no relacionamento e nós, como tutores, temos muito mais clareza do porquê dos comportamentos, trabalhando também na melhoria dos estados emocionais destes animais, indo desde a ansiedade à agressividade."

- Pode citar algum caso seu de sucesso?

"Claro! Frederico, este querido Buldogue Inglês, tem um triste histórico de comportamentos agressivos, incluindo ataques ao pai da tutora e a ela própria, o que fez ela ficar de muleta durante 3 meses decorrente ao ataque de seu cão. Apesar de ter escutado que Frederico era "caso perdido", ela nunca desistiu. Seu amor e dedicação a ele a fizeram passar por inúmeras experiências frustrantes de treinamento, até finalmente encontrar no Adestramento Positivo a saída para os desafios do Frederico. 

Com as técnicas livres de desconforto, sem nenhum uso de intimidação ou "liderança" punitiva, ele foi aprendendo a se comunicar de forma única e 100% positiva com Camila e ganhando cada vez mais a habilidade de auto controle diante os desafios, algo essencial para a melhora dos comportamentos. Frederico acabou surpreendendo a todos: nos últimos meses passou por diversos procedimentos clínicos e exames que deixaram a família preocupada não só com seu estado de saúde, mas com a possibilidade dos comportamentos agressivos virem à tona. Nada disso aconteceu e ele se manteve bem durante todos os inesperados ocorridos, com sua tutora dedicada alcançando os resultados dos treinos diários inclusive dentro da clínica veterinária.

Nada disso seria possível se a comunicação e o respeito não fossem a base de toda e qualquer relação humano-animal."

É com estes princípios pautados na Ciência do Comportamento Animal que o modelo de treinamento positivo se consolida e ganha cada vez mais notoriedade.

Para acompanhar dicas de treinamento e cuidados com o seu bichinho não deixe de acompanhar as redes sociais da Pet Coaching (@petcoachingbr) ou no site www.petcoaching.com.br.

Baixe aqui o E-book gratuito "10 Passos para Transformar você e seu Cão".

Fotos do evento: Jacque Andrade

Website: http://www.petcoaching.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade