2 eventos ao vivo

O que são LawTechs e como impactam a rotina dos advogados

10 ago 2018
14h28
  • separator
  • comentários

Há mais de 1 milhão de advogados no Brasil, segundo dados da OAB. O Judiciário brasileiro tem, atualmente, 100 milhões de processos em tramitação. São, em média, 100 processos por advogado. Esses dados nos dão a dimensão sobre a necessidade dos advogados em contar com soluções de TI que garantam uma rotina mais eficiente. É por isso que a advocacia está sendo tão impactada pelas LawTechs.

Foto: DINO / DINO

Criadas para revolucionar a forma de atuação do Poder Judiciário por meio da tecnologia, as LawTechs são empresas que desenvolvem softwares para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos corporativos.

Derivado das palavras law (lei, em inglês) e technology (tecnologia, em inglês), o termo LawTech visa explorar e identificar as deficiências do meio jurídico ou até mesmo de simples atividades diárias. Também permitem que os advogados aloquem seu tempo em atividades mais sofisticadas e que necessitem de maior carga intelectual.

Crescimento de LawTechs no Brasil

Em meados de 2017, a Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L) foi constituída com cerca de 30 Lawtechs associadas. Atualmente, a AB2L conta com mais de 100 Lawtechs, que atuam em nove departamentos distintos.

Considerando o enorme e complexo ecossistema da Justiça brasileira, há muito para ser explorado. As soluções oferecidas atuam desde a gestão de documentos de escritórios e departamentos jurídicos à extração de dados e jurimetria.

O impacto das Lawtechs na rotina dos advogados

O advogado é e sempre será indispensável à administração da Justiça. Ainda que robôs sejam mais eficientes na leitura de milhares de documentos, a inteligência humana é insubstituível.

Porém, é importante entender que controlar prazos, participar de audiências e atender clientes com qualidade pode se tornar uma tarefa complicada à medida que as demandas do escritório crescem.

Os softwares jurídicos desenvolvidos pelas LawTechs dão suporte às decisões mais precisas, auxiliam na gestão de demandas e dão a compreensão assertiva para atividades repetitivas

Confira alguns impactos que as Lawtechs promovem no mundo dos advogados:

Gestão efetiva de processos e atividades

O advogado deve contar com recursos que permitam fazer o controle do processo judicial. Isso porque ter o registro de informações dos processos como movimentações, intimações e acompanhamento de prazos é essencial.

Com um software jurídico especializado, essas tarefas são feitas automaticamente. Com base na inserção de informações, o próprio software faz os cálculos e também cria lembretes para que não sejam perdidos prazos ou compromissos.

Além das atividades jurídicas, ter controle de pagamentos e recebimentos é fundamental para que o escritório cresça com uma boa administração. O software jurídico evita a necessidade de fazer controle manual.

O preenchimento automático de documentos também é outra vantagem de softwares que fazem o uso da inteligência artificial, como o SAJ ADV. Ele sugere modelos que possibilitam o cadastro de tarefas com prazos padrão.

Assertividade na tomada de decisões

A combinação de jurimetria, análises preditivas e inteligência artificial para ter uma visão completa e inovadora dos processos judiciais são ações que auxiliam na demorada tarefa de pesquisa realizada por departamentos jurídicos e escritórios.

Extração e monitoramento de dados jurídicos realizados por softwares jurídicos especializados, como o Convex, contribuem para o entendimento de como os casos são julgados. Além de conseguir dar a porcentagem de êxito de um processo baseado em jurisprudência, esse tipo de solução proporciona tomada de decisões de forma mais estratégica e assertiva.

Com o uso da ciência de dados é possível, ainda, analisar a probabilidade de ganho da ação, ter comparativos de performance e tendências de decisões judiciais.

Atividades na nuvem

Além de automatizar tarefas repetitivas e ter mais assertividade nas decisões, já existem soluções que auxiliam as tarefas essenciais dos advogados para que eles exerçam e concluam suas obrigações com a Justiça e seus clientes.

Substituir atividades que exigem o deslocamento dos advogados para outras cidades faz com que se tenha economia não apenas financeira mas também de tempo. Softwares jurídicos que possibilitam o protesto de sentença judicial online, como o iProtesto, já operam no Brasil. Com essa facilidade, o advogado não precisa mais ir até o domicílio do devedor.

A autenticidade do protesto online é realizada por meio da assinatura com certificado digital. O certificado digital veio para substituir tokens e smartcards, e que tira a obrigatoriedade de assinar um documento físico. A solução Cofre Virtual é uma das soluções jurídicas que possibilitam ao advogado a assinatura documentos, petições, contratos e qualquer outro tipo de documento utilizando o computador ou o smartphone.

Além do protesto online e do certificado digital, outra atividade na nuvem que trabalha em prol da produtividade e da economia de tempo é a petição eletrônica unificada. A solução jurídica transforma a petição para distribuí-la de acordo com os formatos exigidos por diversos Tribunais de todo o país, como o PeticionaMais.

O impacto de softwares e soluções apresentados por LawTechs brasileiras tem se intensificado, tanto na vida dos advogados, como na sociedade. É importante que haja sempre a atualização e informatização de escritórios e departamentos jurídicos, para que se tenha uma Justiça cada vez mais digital, ágil e com o compromisso de trazer resultados efetivos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade