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Nos últimos anos, Brasil tem maior investimento em educação infantil

18 out 2018 - 11h43
(atualizado às 17h19)
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Segundo o relatório Education at Glance 2018 (Um olhar sobre a educação, em tradução livre), cresceu nos últimos anos o investimento em educação infantil (crianças de até 5 anos de idade) no Brasil, ficando à frente de outros países da América Latina. O referido documento foi publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O valor gasto por criança, segundo os dados, ainda pode crescer. Conforme o relatório, o país passou de um investimento próximo a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), em soma das riquezas produzidas pelo Brasil no ano de 2015, para 0,7% em pré-escolas e creches.

O índice de investimentos ainda se encontra abaixo da média nos 35 países que compõem a OCDE, sendo 0,8% do PIB. No entanto, está acima de outros países da América Latina, como Colômbia, Costa Rica, Argentina e México. O documento mostra que o Brasil investe US$ 3,8 mil por criança ao ano em creches públicas.

Inclusão

No caso da inclusão, o Brasil supera os países latinos. De acordo com os dados apurados, 22% das crianças de até 3 anos de idade já frequentam a escola. Essas são informações atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que o índice no Brasil é maior que na Argentina (5%), Chile (20%), Costa Rica (2%) e México (2%). Como exceção, aparece a Colômbia, com 49% das crianças nas creches. Segundo o documento, o acesso à pré-escola no Brasil é bem maior, chegando a 90% aos 4 anos de idade, 97% aos 5 anos e 100% aos 6 anos.

Segundo exposto na lei, pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o país precisa aumentar o atendimento a 50% das crianças de até 3 anos até o ano de 2024. A previsão é que 2,4 milhões de crianças sejam inseridas.

Conforme o relatório, esperava-se que a universalização do acesso à pré-escola no Brasil, com crianças de 4 e 5 anos de idade, tivesse ocorrido até 2017, embora os indicadores estejam positivos.

Educação para jovens e adultos (EJA)

O levantamento aponta que, ao contrário da educação infantil, o Brasil teve o maior índice de adultos sem o ensino médio diante de todos os países que foram analisados. Conforme a pesquisa, depois dos 14 anos, o percentual da educação vai diminuindo.

Na faixa dos 15 a 19 anos, 69% continuam estudando, e entre 20 e 24 anos, o número cai para 29%. Esses índices chegam, entre os países da OCDE, a 85% e 42%, respectivamente.

No país, aproximadamente 14% dos alunos do último ano do ensino fundamental encontram-se em idade acima da pretendida de 14 anos. Dentre os países da OCDE, somente 2% dos estudantes estão nessa situação.

Investimentos

Ainda de acordo com o relatório, o país investe o equivalente a 5,5% do seu PIB em educação. Levando em consideração somente os custos públicos e em educação pública, o índice chega a 5%, mesma média de investimento dos países da OCDE.

Em questão de valores, o Brasil aparece na parte de baixo da lista. O documento afirma que governo brasileiro investe, em todos os níveis de ensino, US$ 3,8 mil por aluno, o que equivale a menos da metade da média investida pelos países da OCDE.

A escola Cycle School é uma escola de educação infantil bilíngue que conta com excelentes berçários em Santo André, bem como com Ensino Fundamental I. Ela se destaca no segmento de educação infantil em todo o ABC paulista por adotar o método de ensino bilíngue, que é muito proveitoso para as crianças, pois auxilia em um desenvolvimento completo e cada vez melhor.

Website: https://www.cycleschool.com.br/

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