0

Negócio próprio ou franquia? Empreendedor serial, Duar Pignaton aponta comparativo para quem quer crescer durante a crise

10 jul 2020
12h47
atualizado em 13/7/2020 às 02h31
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Negócio próprio ou franquia? Empreendedor serial, Duar Pignaton aponta comparativo para quem quer crescer durante a crise

Foto: Bruno Castro / DINO

Após dois primeiros meses promissores, a pandemia de COVID-19 chegou como um balde de água fria em 2020. Mas empreendedores estão se reinventando na busca de fechar o ano com resultados positivos.

O empreendedor serial Duar Pignaton, que atualmente toca sete operações, sendo três franquias, duas licenças de marca e duas marcas próprias, tem se dedicado a continuar crescendo em meio à crise. Só esse ano, está abrindo duas unidades, uma própria e uma licenciada, e planeja inaugurar até o final de 2020 mais uma franquia de uma marca que já possui.

Segundo Duar, o cenário é desafiador, mas também cheio de oportunidades. "Muita gente não resistiu a esse período e está fechando as portas, o que melhora a oferta de mão de obra, valores de aluguel e também a negociação com franqueadoras."

O estudo da Associação Brasileira de Franquias identificou que o setor reagiu rápido aos reflexos da pandemia. Os dados mostram que mais de 70% das franquias do país adotaram ações diversas com foco neste momento de isolamento social, entre as quais estão serviços online, orientações e treinamentos sobre Covid-19, delivery, e-commerce e promoções.

Trazendo consigo a experiência de ter negócios próprios e também franquias, Duar faz um comparativo: franquia ou negócio próprio, qual o melhor? "Várias franquias estão mudando para um modelo multicanal, trazendo inovações tecnológicas e acelerando processos que iriam demorar vários anos. Velocidade e conectividade são as palavras da moda para escolher uma franquia. Já em um negócio próprio, o domínio da atividade principal deve ser total. Nesse momento, não podemos cometer erros, pois o mercado está extremamente instável e dinâmico."

Para empreendedores em fase inicial, Duar recomenda a maior segurança de uma franquia. Mas, para quem já possui alguma experiência, é hora de ficar de olhos abertos às oportunidades, pois concorrentes podem fechar, abrindo espaço de mercado para expansão.

Para quem planeja virar um empreendedor em série, Duar Pignaton oferece algumas dicas: "Procure ter sócios competentes em cada ramo de negócio. Você pode centralizar alguns setores, como jurídico, administrativo, contabilidade e controladoria, mas é fundamental ter alguém qualificado e com olhar de dono tocando cada projeto." O segundo semestre ainda traz muitas incertezas, mas uma coisa é certa: em meio às crises, sempre há oportunidades.



Website:

https://www.instagram.com/duarpignaton/

Veja também:

Explosão no Líbano: BBC visita epicentro do desastre no porto de Beirute
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade