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Mercado de US$ 187 bilhões em 2019, BI e BA apontam novas tendências

20 dez 2018
18h01
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O mercado mundial de Business Intelligence e Business Analytics irá movimentar uma receita estimada em mais de US$ 187 bilhões em 2019, segundo a IDC. O índice demonstra uma alta que ultrapassa os 50% em um período de análise de cinco anos.

Foto: DINO / DINO

Deste universo, as soluções e serviços relacionados a oportunidades de negócios geradas por insights permitidos pelas tecnologias representarão mais da metade de toda esta receita.

Já um estudo da Forbes mostra que, até 2020, a análise preditiva e prescritiva atrairá 40% dos investimentos empresariais em BI e BA. Outro levantamento, este da Vanson Bourne, indica que tais aportes renderão competitividade às companhias, já que, segundo a pesquisa, softwares de Business Intelligence e Business Analytics permitem administrar estratégias capazes de reduzir custos em até 62% e aumentar a produtividade em cerca de 85%.

Conforme o especialista em BI, Augusto Fleck, CTO da BIMachine, a alta deste tipo de tecnologia em 2019 virá acompanhada de tendências, que serão basicamente regidas por dois pilares: precisão e agilidade no tratamento dos dados.

O impulso à interpretação e aplicação das informações também estará no Top 3 das tendências de BI para o próximo ano.

"De acordo com análises locais, globais e alinhamentos com estudos de mercado realizados pelas maiores consultorias do mundo, é possível identificar alguns passos que o mercado de BI deverá seguir ao longo dos próximos 12 meses", afirma o CTO.

Abaixo, o especialista enumera algumas destas tendências:

Clareza
Os parâmetros de análise de informações terão de ser muito claros, especialmente em relação a integrações com plataformas de inteligência artificial (AI) e machine learning, para as quais ainda existem, atualmente, questionamentos sobre as direções apontadas. No caso do BI, será fundamental evidenciar quais os modelos usados pela máquina para realizar as análises.

Compreensão automática, linguagem humana
O processamento de linguagem natural (da sigla NLP, em inglês Natural Language Processingem), que se refere a questões geradas pela compreensão automática de máquinas para línguas humanas naturais, deverá crescer no mercado corporativo, mudando modelos de interação com máquinas. Caberá ao BI ajudar na conversão de ambientes de trabalho analógicos em operações autônomas e orientadas por dados.

Ativo intelectual
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Anywhere, anytime
A adesão do BI e Analytics à mobilidade deverá aumentar em 2019, já que empresas de todos os portes e setores demandarão disponibilidade total de dados em dispositivos diversos. Garantir uma gestão bem embasada por dados exigirá ao BI estar presente em qualquer local, a qualquer hora, realizando análises 24x7x365 e com histórico único. O objetivo é evitar que a troca de dispositivos, aplicativos e o resgate de informações já computadas em outros devices afete o poder de decisão os gestores.

Story telling
A técnica do story telling, já bastante aderida ao universo corporativo, invadirá o ambiente de BI e Analytics. Será tendência a adesão do mercado a features focadas na construção da avaliação das informações por meio de análise histórica, tanto da empresa, quanto de seus mercados, concorrentes, macroeconomia, entre outros cenários. Os dados terão trajetória suficiente para oferecer a possibilidade de debater resultados com base em presente e passado, gerando projeções futuras.

Para todos
As ferramentas de BI e BA deixarão, definitivamente, as mãos dos gestores, unicamente, para se tornarem objetos de trabalho de todos os colaboradores - ou, pelo menos, de todos aqueles que exercem funções estratégicas, em todos os departamentos. Tal envolvimento será essencial para garantir o diferencial de empresas no mercado, aproximando equipes e operações do alcance de resultados projetados. Estratégia que passará diretamente pelo aperfeiçoamento, tanto das ferramentas de software de análise, quanto dos modelos de atuação, por meio de feedbacks dos diversos corpos de usuários envolvidos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

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