PUBLICIDADE

Instituto de Psiquiatria do HC realiza ação de saúde mental gratuita

21 set 2017 - 10h22
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 29/09/2017, das 8h30 às 17h, os especialistas e profissionais do IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, estarão à disposição da população, gratuitamente, numa ação de saúde conjunta, para mais de 160 palestras e outras atividades, cujo objetivo principal é chamar a atenção da sociedade para a importância de se falar sobre os transtornos psiquiátricos, pois a informação é o caminho para o combate do estigma e para a prevenção, a exemplo da campanha "setembro amarelo", de prevenção ao suicídio.

Foto: DINO

É a 6ª edição do "IPq Portas Abertas", ação de saúde inédita no Brasil, coordenada pelo Prof. Wagner Gattaz, Titular de Psiquiatria da FMUSP e Presidente do Instituto de Psiquiatria. É inspirada em iniciativa semelhante que ele coordenou no Instituto Saúde Mental da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Transtornos psiquiátricos são mais prevalentes em grandes cidades

Segundo estudo brasileiro, realizado por equipe do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IPq - Instituto de Psiquiatria do HC, que entrevistou 5.037 adultos residentes na região metropolitana de São Paulo, cerca de 30% desses indivíduos apresentaram um transtorno mental nos 12 meses anteriores à entrevista. Trinta por cento desses casos (10% da amostra) foram considerados graves. Transtornos de ansiedade foram os transtornos mais comuns (afetando 19,9%), seguidos por transtornos de humor (11%), controle de impulsos (4,3%), e transtornos por consumo de substâncias (3,6%). Exposição ao crime foi associada com todos os quatro tipos de transtorno avaliados.

Adultos que vivem na Região Metropolitana de São Paulo têm prevalência de transtornos mentais em níveis mais elevados do que encontrado em pesquisas semelhantes em outras áreas do mundo. O reconhecimento desta morbidade e seu tratamento deve ser enfatizado no Sistema Único de Saúde, o qual deve ser integrado a serviços especializados.

Essa pesquisa, liderada pela psiquiatra Laura Guerra de Andrade, é a primeira a ter foco na população brasileira e abrangeu todos os transtornos neuropsiquiátricos. A dimensão dos dados levantados e sua importância representam fonte para vários outros estudos, alguns já concluídos e outros em andamento.

Para participar do evento

As inscrições para participar poderão ser feitas no site: https://ipqportasabertas.hc.fm.usp.br/

Tels.: (11) 26616267 (11) 26617288 - e-mail: eventos.ipq@hc.fm.usp.br

Sobre o IPq

O IPq é o mais avançado centro de ensino, pesquisa e assistência em psiquiatria e saúde mental da América do Sul.

Sua excelência também abrange seu corpo clínico, formado por psiquiatras, neuropsiquiatras e neurocirurgiões renomados, bem como por equipe multiprofissional altamente qualificada, concentrando grande número de profissionais com títulos acadêmicos em psiquiatria (mestrado, doutorado e outros).

Vinculado à Faculdade de Medicina da USP, atua há mais de seis décadas como polo gerador de conhecimento, validando e difundindo modelos eficientes de intervenção.

É o único hospital psiquiátrico do Brasil com certificação de qualidade (Acreditado Pleno) pela Organização Nacional de Acreditação - ONA.

Website: https://ipqportasabertas.hc.fm.usp.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade