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Inovação de valor: como se destacar da concorrência gerando valor para o cliente?

8 mar 2018
17h56
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A competitividade é, sem sombra de dúvidas, a grande característica do mercado atual. É cada vez mais difícil para os empreendedores encontrar espaço fazendo "mais do mesmo", ou seja, copiando outras ideias que já apresentaram algum sucesso. A diferenciação para conquistar o cliente volta a ser pauta dos mais diferentes segmentos.

Foto: DINO

Para driblar essa questão, as empresas precisam ser mais criativas e inovadores do que em tempos anteriores. Vale lembrar, em outro momento a concorrência era apenas física. Agora, ela é mundial: a internet permite que consumidores optem por empresas de qualquer lugar do mundo, comprando online.

A inovação como diferencial

Em função desse cenário, a inovação e a personalização dos serviços vêm ganhando espaço junto ao consumidor. Esses devem ser o novo foco dos negócios, em substituição a preço, apresentação ou variedade dos produtos e/ou serviços. É claro que eles ainda são importantes, mas não são tão determinantes no momento atual como outrora.

Esse é um comportamento natural do mercado. O diferencial competitivo não é estático: conforme tecnologia e empresas se desenvolvem, surgem novas oportunidades para inovação. Quem opta por seguir com ideias tradicionais e engessadas acaba sofrendo com a substituição. É uma espécie de seleção natural do meio empresarial.

Quem seguir disputando apenas preço, sem apresentar nenhuma outra vantagem aos seus clientes, corre sério risco de ser substituído e ver o seu produto ficando obsoleto.

A importância da solução para o cliente

Para fugir da mesmice e ganhar espaço com o público, muitas empresas vêm focando seus esforços na personalização e na busca por soluções inovadoras - o novo grande diferencial competitivo.

Os aspectos anteriormente citados - que já foram muito importantes na decisão de compra - tinham seu foco no produto. Preço, apresentação e variedade são características da empresa, como uma maneira de se vender como superior aos similares e concorrentes. Para o consumidor, porém, isso não tem importância.

O cliente não quer saber o que uma empresa tem de melhor em relação à outra. O que ele quer é enxergar uma solução prática e eficiente para um problema do seu cotidiano. E empreendedores que não entenderem essa nova lógica encontrarão problemas.

Agora, mais do que focar no produto, o essencial é apresentar valor ao cliente. Ele quer entender uma compra como solução. O diferencial competitivo, portanto, passa a ser um produto personalizado e perfeito para resolver conflitos e dificuldades do cliente.

A nova mentalidade das empresas de sucesso

Um exemplo dessa nova mentalidade do ramo dos serviços pode ser encontrado com a empresa Casa Escritório Sempre Limpo. O negócio é focado nos serviços de limpeza. Entretanto, ao contrário da maioria do segmento, o objetivo não está apenas em oferecer um serviço barato, mas sim na qualidade.

A empresa se orgulha da sua diferenciação da concorrência, tendo seu foco muito mais próximo ao consumidor. Por isso, oferece serviços específicos para diversas categorias diferentes. Não se trata apenas de uma limpeza, mas de uma limpeza focada para cada necessidade, seja ela qual for.

Desta forma, o cliente encontra sua solução - e não uma briga desesperada pelo melhor preço ou por mostrar ser melhor que um concorrente. A personalização é o ideal para garantir não apenas a satisfação, como a fidelização de um público.

Esse caminho escolhido pela empresa Casa Escritório Sempre Limpo é estratégico e condiz completamente com a atual realidade do mercado. A tendência é encontrar cada vez mais empreendedores brasileiros buscando esse movimento quando o assunto estiver na diferenciação da concorrência.



Website: https://casaescritoriosemprelimpo.com.br/inovacaovalor

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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