PUBLICIDADE

DINO

Emitir boleto: o que é necessário para começar

Entender como os boletos funcionam é fundamental para quem deseja receber por ele.

26 ago 2019 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

O boleto é uma das principais formas de pagamento no Brasil e já foi considerado como a melhor opção de cobrança por 75% dos consumidores do país, de acordo com o Sebrae. A desbancarização dos clientes e a praticidade do boleto são apontados por especialistas da área como alguns dos motivos da preferência por esse meio.

Foto: DINO / DINO

Com as novas regras de registro do boleto impostas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em 2018, a cobrança se tornou mais segura. Além disso, também é possível pagá-la em qualquer banco mesmo após o vencimento, e o emissor ainda pode protestar o título em caso de inadimplência. Mas, para desfrutar das vantagens dessa forma de pagamento, é necessário entender se vale a pena adotá-la e como é possível começar a emitir boleto de forma simplificada.

Vantagens da cobrança por boleto

O recebimento por boleto pode significar mais economia quando comparado a outros meios de pagamento, como é o caso do cartão de crédito. A cobrança ainda permite a configuração de juros e multas e pode ser enviada para o e-mail ou WhatsApp do consumidor. Há ainda outras vantagens, como as citadas a seguir.

  • Possibilidade de alcançar os desbancarizados, que são os compradores que não possuem conta em banco.
  • Flexibilidade para pagar e agilidade nos recebimentos.
  • Diversificação das opções de pagamento oferecidas aos compradores.
  • O boleto geralmente é aceito por clientes corporativos, governos e pessoas jurídicas.
  • É possível oferecer descontos para pagamentos à vista.

Como começar a emitir boletos

Gerar boletos pode ser um processo simples e com baixo custo, principalmente quando a emissão é realizada por um sistema de pagamentos. Para começar a emitir por esse tipo de plataforma, não é necessário ter conta em banco e o procedimento pode ser realizado por pessoas físicas, por microempreendedores individuais ou por pessoas jurídicas. Assim, quem deseja receber por boleto deve realizar o cadastro em um intermediador de pagamentos ou, se preferir, procurar uma instituição bancária.

Processo de emissão pelos bancos

As instituições bancárias determinam o estabelecimento de um contrato para emitir a cobrança. Após o contrato, o emissor deve informar os dados de cada um dos campos do boleto, como sacado, sacador, cedente, vencimento, dentre outros. 

Assim, o banco pode receber a cobrança, validar o pagamento e descontar as tarifas praticadas pela instituição, que podem variar de acordo com a entidade. Com o boleto emitido, a próxima etapa é o envio da cobrança para o pagador e a espera pela confirmação do pagamento.

Processo de emissão pelos intermediadores de pagamento

A emissão de boletos por meio de plataformas de pagamento dispensa o vínculo com uma instituição bancária e pode ajudar a automatizar os processos de cobranças. O sistema traz segurança para as transações e facilita a configuração e envio da cobrança. Para emitir, basta se cadastrar na plataforma, informar os dados do emissor para a aprovação do cadastro, concluir o processo de emissão e transferir o saldo recebido.

Outra vantagem é que algumas empresas, como a Gerencianet, não cobram mensalidades pelo uso da plataforma, nem tarifas de emissão, baixa ou cancelamento. Além do boleto, o emissor ainda conta com outras soluções de pagamento disponíveis como: carnês, assinaturas, links de pagamento, checkout transparente e marketplace. 

As ferramentas de gestão disponíveis no intermediador também são um diferencial desse sistema em relação ao banco. Com ele, é possível gerar relatórios sobre os pagamentos confirmados, verificar o saldo a receber, reenviar a cobrança, acompanhar os clientes inadimplentes, dentre outras ações.

Dessa forma, para começar a emitir boletos, é preciso avaliar o custo-benefício do processo por meio de bancos ou de sistemas de pagamento. Além disso, independente da escolha, vale a pena pesquisar e tomar cuidado para que o banco ou intermediador atenda às expectativas e necessidades do cobrador. Nesse sentido, entender as ferramentas de mediação de pagamentos pode ajudar nessa escolha.

Website: https://gerencianet.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade