0

Cuidados com a saúde devem começar desde cedo

16 jul 2018
17h04
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A volta a rotina escolar é uma boa oportunidade para os pais acompanharem mais de perto a saúde das crianças. A realização de consultas de rotina no pediatra e dos exames de check-up podem ajudar os pequenos a iniciar o segundo período letivo ainda mais saudáveis.

Foto: DINO / DINO

Para a Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra que integra o corpo clínico do Laboratório Atalaia, o acompanhamento assíduo com o pediatra e a realização de exames, quando solicitados pelo médico, são essenciais para prevenir doenças e proporcionar um crescimento saudável. "Nos primeiros anos de vida o médico irá verificar a necessidade de realizar exames que o ajudarão a diagnosticar doenças que podem interferir no crescimento dos pequenos, por isso, é importante não deixar de ir nas consultas de rotina com o pediatra", aconselha.

Um exame muito solicitado pelos pediatras é o hemograma, através dele é possível detectar a anemia, dentre elas a anemia ferropriva (por deficiência de ferro), que é considerada a principal carência nutricional no Brasil e no mundo. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 20% das crianças abaixo dos 5 anos apresentam esse tipo de anemia.

"Essa alta prevalência de anemia ferropriva, especialmente em crianças, acontece, pois, elas estão em período de crescimento acelerado, tomam muito leite, não ingerirem quantidades adequadas de alimentos ricos em ferro e podem apresentar espoliação por parasitas intestinais", explica a especialista.

Outros exames destacados pela médica são o de urina, que pode detectar possíveis infecções urinárias ou outras alterações importantes, e o de fezes, para identificar vermes, parasitas muito comuns no Brasil. "Um dos principais sintomas da infecção urinária nas crianças é a falta de ganho de peso ou febre não explicada. Já os sintomas da parasitose intestinal (vermes) podem ser dores de barriga e diarreia", alerta.

Obesidade infantil
Um problema muito grave que hoje já é considerado uma epidemia entre as crianças é a obesidade. Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37,9% das crianças de 5 a 9 anos e 23,9% dos adolescentes de 10 a 19 anos da região Centro-Oeste estão com excesso de peso.

Segundo a Doutora Natasha, os fatores que mais contribuem com este cenário são a má alimentação e a falta de atividade física. "Para essas crianças, o médico também pode solicitar exames complementares, como a avalição do perfil lipídico, glicemia e hemoglobina glicada", orienta.

"Para combater essa epidemia, os pais devem estimular hábitos saudáveis no dia a dia dos pequenos. Oferecer uma alimentação mais balanceada e levar as crianças para realizar atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, correr e brincar já é um bom começo", aconselha.

Atendimento humanizado
Grande parte das crianças ficam muito apreensivas na hora de realizar exames. Para tentar abrandar essa angustia é muito importante oferecer um tratamento especial. "A começar pelo preparo para realizar os exames. O jejum pode ser diminuído para 2 a 3 horas, e dependendo do exame, pode ser até dispensado", afirma. "Além disso, um ambiente lúdico e com profissionais especializados em atendimento infantil faz toda a diferença e serve de incentivo para as crianças se preocuparem com a saúde desde cedo", complementa.

Outra questão importante destacada pela médica é que deve ser explicado para todas as crianças acima dos 3 anos de idade o procedimento que será realizado e nunca mentir dizendo que não vai doer. "Os pais podem amenizar dizendo que vai doer, como uma picada de formiga, mas mentir, nunca.", finaliza a médica.

Pensando nisso, o Laboratório Atalaia oferece um ambiente tematizado com os personagens da Turma do Tamandú (personagem criado especialmente para a empresa) e óculos de realidade virtual, que proporciona uma interação da criança com os personagens do vídeo. Além disso, ao final dos exames eles recebem um kit com lanchinho exclusivo e um certificado de coragem.

Sobre o Atalaia
Com 19 unidades de atendimento, o Atalaia é referência em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista e Trindade. Com quase 50 anos, o Laboratório oferece mais de três mil tipos de exames, serviço de vacinas e coleta domiciliar, todos garantidos e acreditados por programas como o PALC (Programa de Acreditação a Laboratórios Clínicos) e o Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). O Atalaia conta com unidades totalmente revitalizadas, com café da manhã exclusivo e espaço infantil com a Turma do Tamandú. Visando mais conforto para seus pacientes, alguns pontos de atendimento disponibilizam totem carregador de celular, óculos de realidade virtual que ajudam na aplicação das vacinas e serviço de manobrista. Para mais informações acesse o site www.atalaia.com.br ou entre em contato no Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.

Veja também:

Explosão em Beirute arranca repórter de cadeira em entrevista ao vivo
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade