PUBLICIDADE

Corrida reúne 18 mil pessoas em SP em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

4 dez 2017 - 11h54
(atualizado em 5/2/2018 às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de semana em São Paulo celebrou a solidariedade. E a "3ª Inclusão a Toda Prova - Corrida e Caminhada" foi um dos destaques da extensa programação da virada inclusiva, que teve como objetivo incentivar e possibilitar que pessoas, com e sem deficiência, estivessem juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô, e todos os espaços possíveis.

Idealizada e coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a virada inclusiva de São Paulo contou com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários e este ano o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) se juntou ao projeto. Atualmente, o Instituto recebe em suas oficinas de artes, dança e esportes cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual e atende ainda pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e moram em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.

A largada foi às 07h da manhã com percursos de 10 km e 4 km. Todos os inscritos receberam medalhas de participação e foram entregues troféus aos três primeiros colocados nas categorias masculina e feminina."Pra mim é sempre uma grande emoção participar da corrida do IOK e tem uma motivação especial que é ajudar o instituto. É muito bacana ver um incentivando o outro, pessoas com e sem deficiência, mais nova, mais velha, todo mundo com o mesmo objetivo! O esporte é a melhor forma de inclusão e a corrida ainda mais porque todos estão aqui para superar seus próprios obstáculos", falou Fofão, ex-jogadora de vôlei.

A corrida e caminhada do IOK já faz parte do calendário inclusivo da cidade e mais uma vez a participação popular foi fundamental para o sucesso da prova. O número de participantes superou as expectativas e atingiu a marca de 18 mil inscritos, entre eles, 1.500 participantes dos projetos do IOK. Todos vestidos com camisetas na cor flicts, a cor oficial da virada inclusiva."As corridas do Instituto Olga Kos já fazem parte do calendário paulistano e sempre com grande participação de atletas que é pra nós um motivo de orgulho. Este ano, estamos ainda mais felizes por incluir a prova do IOK nesta festa de solidariedade que é a virada inclusiva de São Paulo", disse Wolf Kos, Presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural.

Os organizadores se inspiraram no livro Flicts, do escritor e cartunista Ziraldo, porconsiderar que existe uma forte sintonia entre o livro é o espírito do evento. Na obra de Ziraldo, flicts era uma cor discriminada porque não tinha a força do vermelho, a imensidão do amarelo e a paz do azul até o dia que percebeu que era a cor da lua. "O Instituto Olga Kos faz um trabalho espetacular primeiro na sua função social dando apoio as pessoas com deficiência e depois incentivando a saúde da população ao realizar corridas e caminhadas na cidade. A sociabilidade que acontece em eventos como esse também tornam a cidade mais humana, inclusiva e feliz", afirmou Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, entidade que patrocina a corrida desde sua primeira edição.

#institutoolgakos #corridaIOK

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas de nossos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.

Reconhecido pela maior honraria da cidade de São Paulo, a Medalha Anchieta, acompanhada do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, o Instituto é condecorado pela Ordem do Mérito Cultural (OMC) e foi homenageado com Salva de Prata na Câmara dos Deputados. Em 2016, recebeu o prêmio da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) que contempla artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que foram destaque no ano e também foi premiado com o Selo de Qualidade da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Em 2017, o IOK foi escolhido pela Revista Época e o Instituto Doar entre as 100 melhores ONGs do Brasil no Prêmio Melhores ONGs 2017.

O Instituto Olga Kos é uma das instituições, entre outras 11 na América do Sul, a ser adotada pelo Papa Francisco no projeto "Scholas Ocurrentes", que reúne escolas e redes educativas de todas as confissões religiosas e leigas, públicas e privadas no mundo todo para promover o encontro pela paz por intermédio da educação.

A história do IOK é contada no livro "10 Anos de Inclusão", escrito pelo historiador Célio Turino, em comemoração aos dez anos do instituto.

www.institutoolgakos.org.br

www.instagram.com/institutoolgakos

https://www.facebook.com/institutoolgakos/?fref=ts

Website: http://www.institutoolgakos.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade