Conectividade de dados avança nos campos brasileiros
Ferramenta de agricultura digital Climate FieldView™ passa a ser compatível com máquinas e equipamentos Stara.
Segundo o Censo Agropecuário, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso à internet no campo aumentou 1.790% em relação ao último levantamento, realizado em 2006. Desse modo, a cobertura passou de 75 mil, em 2006, para 1.4 milhões produtores em 2017. E é com esse mote que começa a Agrishow 2019. Como um dos principais palcos de inovação e tendências do setor e, o evento desse ano traz empresas e startups com soluções direcionadas para a conectividade e para a produtividade no campo.
Pensando nisso, a Bayer marcará presença na 26ª edição da Agrishow com novidades em sua plataforma de agricultura digital e tecnologias para milho, proteção de cultivos e hortaliças. No evento, que será realizado em Ribeirão Preto (SP), de 29 de abril a 03 de maio, a Climate, negócio de agricultura digital da Companhia, anunciará a compatibilidade com equipamentos de plantio e colheita da empresa Stara.
"Essa compatibilidade com o uso do FieldView Drive era uma demanda recorrente de nossos clientes agricultores que querem visualizar suas operações em tempo real e a Stara é uma marca nacional bastante relevante, com presença nas principais regiões do país e esperamos ajudar mais agricultores a experimentar o valor das ferramentas digitais através desta nova compatibilidade", explica o líder da Climate para a América Latina, Mateus Barros.
Após dois anos no mercado brasileiro, a Climate FieldView™ rapidamente chegou a mais de cinco milhões de hectares pagos. A plataforma já é compatível com máquinas e equipamentos de plantio, pulverização e colheita das principais marcas do mercado como a Case IH, Massey Ferguson, New Holland, Valtra, John Deere e agora Stara. Nesse período também foram desenvolvidas outras compatibilidades com empresas nacionais, como Valtra, Tatu/Marchesan, Baldan, KF, Pro Solus e Jumil, principalmente para sistemas de plantio, possibilitando que um maior número de agricultores tenha acesso à tecnologia FieldView.
Ao visitar o estande da Climate no maior evento de tecnologia agrícola da América Latina, os agricultores também poderão ver como a ferramenta de agricultura digital da Bayer funciona na prática. A Climate preparou uma maquete em 3D de uma fazenda e levará casos reais de uso da ferramenta. No estande, os produtores poderão fazer uso de uma mesa interativa, em que será possível ver como a plataforma auxilia o agricultor, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra - plantio, pulverização e colheita.
ConectarAgro
O uso de Big Data vem mudando a forma como se faz agricultura. Com a tecnologia cada vez mais presente no campo, os produtores têm conseguido acesso a um número maior de informações sobre a lavoura e, como consequência, resolvido possíveis problemas de forma mais rápida e precisa, o que pode gerar mais produtividade e lucratividade. No Brasil um fator importante ajudará a disseminação no campo que é a expansão da conectividade à internet no campo.
Pensando nisso, oito empresas de referência nos setores de agronegócio e telecomunicações - AGCO, Bayer (por meio da Climate, seu negócio de agricultura digital), CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble - apoiam uma iniciativa que busca dar solução à questão de falta de conectividade no campo. A iniciativa, denominada de ConectarAgro também será apresentada durante a Agrishow 2019. Ela busca promover tecnologias abertas, conectar máquinas e pessoas, visando mais liberdade e flexibilidade ao usuário final dessas tecnologias, que é o produtor rural. Esse conceito é o diferencial da ação.
A iniciativa visa contribuir para que o agricultor possa usar, de forma completa, os recursos já disponíveis de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com a existência da conectividade, otimizando o negócio. Cada empresa que integra essa iniciativa contribui com expertise e experiência própria para ajudar a criar um ecossistema favorável à inovação, melhorar e desenvolver as condições para a conectividade no campo.
A missão da Climate é ajudar todos os agricultores do mundo a aumentar de forma sustentável sua produtividade através do uso de ferramentas digitais. Lançada pela primeira vez nos Estados Unidos em 2015, a plataforma Climate FieldView™ oferece aos produtores uma compreensão mais profunda de seus campos para que possam tomar decisões operacionais mais informadas para otimizar a produção, maximizar a eficiência e reduzir os riscos.
O FieldView™ está, atualmente, em mais de 24 milhões de hectares pagos nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Europa. Ela se tornou rapidamente a plataforma mais amplamente conectada do setor e continuará a se expandir para outras regiões globais nos próximos anos. Para mais informações, acesse o site www.climatefieldview.com.br.
À medida que a inovação no segmento de agricultura digital continua a crescer no mundo, a Climate segue buscando oportunidades para fornecer aos agricultores as informações necessárias para melhorar sua produtividade.
2º PRÊMIO MULHERES DO AGRO
Criado em 2018 pela Bayer, com a apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), o Prêmio Mulheres do Agro terá sua segunda edição anunciada na abertura do Fórum Inovação, dia 1º, às 12h30. As inscrições serão abertas no início de junho e mais informações estarão disponíveis em breve no site https://premiomulheresdoagro.com.br.
Website: http://www.agro.bayer.com.br