0

Como encontrar oficinas de confiança: ferramenta online pode ajudar

13 mar 2018
13h59
  • separator
  • comentários

Fazer a manutenção ou o conserto do carro pode ser complicado, e tende a se tornar mais difícil à medida que os carros contam com mais tecnologia embarcada. Quando o veículo ainda é novo, a maioria dos motoristas prefere fazer as revisões preventivas e eventuais reparos nas concessionárias para não perder a garantia da montadora. Depois desse período, no entanto, mais de 90% dos clientes abandonam as concessionárias e passa a buscar oficinas, segundo dados do SEBRAE.

Foto: DINO

Contudo, ao fugir dos altos preços das concessionárias, os motoristas se deparam com outro problema: a falta de confiança nas oficinas.

Encontrar oficinas de qualidade é uma tarefa difícil, principalmente quando é necessário fazer serviços mais complexos. E, em muitos casos, o consumidor sente que o mecânico abusa da sua falta de conhecimento sobre o assunto para tirar vantagens, seja sugerindo serviços que não são necessários ou cobrando mais caro pelos serviços contratados.

Outro ponto é a quantidade de oficinas e a falta de um padrão de trabalho. Segundo o SINDIREPA-SP, sindicato do setor de reparação automotiva, somente na cidade em São Paulo são mais de 4 mil mecânicas operando formalmente, cada uma a seu modo.

O resultado disso é perceptível e se traduz na insatisfação dos clientes, que reclamam de vários aspectos acerca dos serviços prestados pelas oficinas mecânicas. Segundo o site ReclameAQUI, as principais queixas são referentes a serviços mal executados, danos ao veículo e a cobrança de valores abusivos.

Como encontrar oficinas mecânicas de confiança?

O Procon, órgão de defesa do consumidor, dá algumas dicas para evitar problemas na hora de consertar o carro, como comparar os orçamentos de diferentes oficinas e conferir a reputação do prestador de serviço.
Entretanto, seguir essas sugestões é inviável para muitas pessoas, ou pelo menos, era até agora. Algumas ferramentas online usam tecnologia para resolver esse problema. A Sua Oficina Online é uma delas. O site, criado por jovens de São Paulo, usa a tecnologia para prover informações aos motoristas sobre serviços mecânicos, como a frequência de serviços de manutenção indicada pela montadora, listagem de oficinas por especialidade e a comparação de preços de serviços automotivos.

"Alguns indícios sinalizam se uma oficina é confiável. Uma boa mecânica geralmente tem uma boa estrutura física, usa ferramentas adequadas, trabalha com peças de qualidade, oferece garantia dos serviços e têm mecânicos certificados e experientes. Mas como é difícil para o cliente avaliar tudo isso, trazemos essas informações para a internet de maneira estruturada e intuitiva", afirma Victor Novak, cofundador da startup .
Além das informações técnicas, o site mostra a avaliação de outros clientes sobre as oficinas, garantindo que os usuários da ferramenta irão encontrar o máximo de informações possível.

"A melhor forma de escolher uma oficina é ter referências de outros clientes. Antes nossa fonte de informação era restrita ao nosso círculo de amigos e familiares, mas hoje a internet permite que você tenha acesso a opinião de desconhecidos que já passaram pelo mesmo problema que você. Essa solução já é usada em diversos segmentos, como restaurantes e hotéis. Agora estamos adaptando essa tecnologia para as oficinas mecânicas, usando a colaboração da comunidade para identificar boas oficinas. A avaliação de outras pessoas dá maior segurança para o cliente decidir onde levar o carro", complementa Victor.

Além das informações sobre as oficinas e sobre os serviços, o site fornece uma opção de comparação de cotações online em uma espécie de leilão onde as oficinas passam os orçamentos para o serviço direto ao usuário.

O serviço é gratuito para os clientes e já está disponível para todo Brasil.



Website: https://suaoficinaonline.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade