PUBLICIDADE

Combate eficiente da sepse depende de diagnóstico rápido

15 set 2017 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

A sepse, ou infecção generalizada, é a repercussão ou manifestação sistêmica de uma infecção. A partir de um foco infeccioso, uma infecção urinária ou uma pneumonia, todo o corpo fica comprometido. Isso acontece pela própria resposta inflamatória do organismo ou pela disseminação da infecção através do sangue, atingindo diferentes órgãos.

Foto: DINO

Considerada um dos maiores problemas de saúde em nosso País, a sepse é responsável por 25% da ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva no Brasil. Atualmente é a principal causa de morte nas UTIs, chegando a 70% dos casos registrados, enquanto a média mundial está em torno de 30-40%, segundo dados do ILAS (Instituto Latino Americano da Sepse).

A mortalidade por sepse hoje no Brasil é elevada, sobretudo em hospitais públicos. Um dos obstáculos para o controle da doença é o atraso no diagnóstico, motivado não apenas pelo desconhecimento da doença pelos pacientes e familiares, mas pela própria equipe de saúde.

Para combatê-la, os especialistas são unânimes: é essencial que o diagnóstico seja rápido e preciso.

Um bom exemplo de ferramenta nesse sentido são os testes de diagnóstico rápido, que podem auxiliar a tomar a decisão certa para o tratamento com antibióticos, como o Sistema FilmArray, da bioMérieux, equipamento capaz de detectar e diferenciar, em apenas uma hora, por meio de painéis, vírus, bactérias, protozoários e fungos que causam dezenas de doenças, entre elas a sepse. Em muitos casos, os testes convencionais demoram 24 horas ou mais para fornecer as informações.

O equipamento está disponível no Brasil e possui o registro na Anvisa, assim como os painéis para detecção de doenças respiratórias ‒ entre elas o H1N1 ‒, gastroenterites, encefalites, meningites, além da sepse.

Como funciona - O FilmArray é uma técnica de biologia molecular, que consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel, uma espécie de cartucho a vácuo, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação com uma seringa e depois a amostra a ser analisada.

O painel é colocado na máquina (cujo tamanho aproximado é o de um notebook) e tem início a análise da amostra: os ácidos nucleicos são extraídos, para que o DNA e o RNA (compostos orgânicos envolvidos na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos) sejam purificados.

Finalmente, por meio da técnica chamada Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo, os microrganismos presentes são identificadas pelo Software FilmArray e dão origem aos resultados da amostra. Todo o processo leva apenas uma hora para ser concluído.

Sobre a bioMérieux

Líder mundial na área de diagnóstico in vitro por 50 anos, a bioMérieux fornece soluções (reagentes, instrumentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores. Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países por meio de 41 filiais e uma ampla rede de distribuidores.

A família Mérieux tem uma tradição ao longo de um século de compromisso na luta contra as doenças infecciosas. Marcel Mérieux, que trabalhou com Louis Pasteur e fundou o Instituto Mérieux, o Dr. Charles Mérieux, Alain Mérieux e Dr. Christophe Mérieux dedicaram suas vidas à biologia, com o objetivo de melhorar a saúde mundial.

_______________________________________________________________

Mais informações: Veropress Comunicação - Assessoria de imprensa da bioMérieux

Thais Abrahão - Thais@veropress.com.br e Rosana Monteiro - Rosana1@veropress.com.br - (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263

Website: http://www.biomerieux.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade