Clínicas odontológicas priorizam excelência em atendimento para fidelizar pacientes
O Brasil é o país com a maior quantidade de dentistas do mundo. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, o número de dentistas no país ultrapassou os 310 mil em 2018. É um número altíssimo se comparado com outros países. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem aproximadamente 200 mil dentistas, de acordo com a ADA (American Dental Association). Procurando alternativas para se destacarem neste mercado altamente competitivo, dentistas e clínicas odontológicas têm voltado suas atenções para a excelência no atendimento aos pacientes.
É fato que ser acolhido faz toda diferença no consumo de qualquer serviço. Em caso de pacientes odontológicos, a percepção pelo atendimento se torna ainda mais aflorada. "O paciente que busca o consultório odontológico quase sempre sofre de algum tipo de dor. Seja ela funcional, como a famosa dor de dente, ou psicológica, que talvez seja a pior das dores", reforça Ricardo Novack, empresário que lidera o SucessOdonto Prime, uma rede de clínicas de alto desempenho.
Muitos pacientes odontológicos se sentem desconfortáveis ao frequentar uma consulta. Há um estigma que consultas odontológicas são dolorosas e muitos pacientes reclamam dos preços praticados. No entanto, um número cada vez maior de clínicas tem apostado e investido para que a experiência do paciente seja realmente positiva.
A estrutura e decoração das clínicas têm passado por grandes mudanças. Projetos arquitetônicos audaciosos e inovadores já não são tão incomuns nos consultórios. Investimentos em marketing sensorial também fazem parte do pacote. Tudo para que o paciente desvincule o tratamento odontológico à dor. "Hoje nossas clínicas passam por treinamentos trimestrais e são incentivadas incansavelmente a possuírem estrutura de atendimento e tecnologia nunca antes vistas. É tudo pensado e planejado para favorecer o paciente", salienta Ricardo Novack.
A tecnologia é enorme aliada na construção da experiência do paciente. Televisores instalados no teto para que os pacientes assistam seus clipes musicais e séries durante as consultas, câmeras intraorais totalmente indolores que auxiliam no diagnóstico e até impressoras 3D para confecção de próteses em tempo recorde animam muito os pacientes.
O mercado odontológico cresceu mesmo em tempos de crise. Nos últimos anos foram mais de 38 bilhões de faturamento e a expectativa é que o crescimento se acentue com a "nova experiência" apresentada nas consultas. "O objetivo é que o paciente não pense em procurar outro dentista. Ele possui toda gama de tratamentos necessários em um mesmo lugar, com a experiência que ele sempre sonhou", conclui Ricardo Novack.
O mundo evoluiu, a entrega dos serviços melhorou e quem ganha com tudo isso sempre é o consumidor final.
Website: http://www.sucessodonto.com.br