PUBLICIDADE

Ceivap inicia mais um projeto de Educação Ambiental

Capacitação de gestores municipais e representantes de comitês de bacia são o foco do programa

10 ago 2017 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) está promovendo a segunda edição do curso de capacitação que integra seu Programa de Educação Ambiental (PEA), com foco em recursos hídricos. Esse programa visa à capacitação de gestores municipais e membros de Comitês Afluentes na elaboração de projetos de educação ambiental, para os seus respectivos municípios. Dessa vez, 15 cidades e dois comitês foram contemplados e o processo de capacitação já foi iniciado.

Foto: DINO

Em andamento desde o ano de 2015, através de recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, o Comitê desenvolveu o Programa com o objetivo fortalecer a educação ambiental na bacia do Paraíba do Sul, por meio da capacitação de profissionais de educação para a elaboração e gestão de projetos que visam à sensibilização de crianças e adolescentes. Para implantação e operacionalização da iniciativa, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), enquanto secretaria executiva do CEIVAP, contratou a empresa Consominas Engenharia Ltda.

Para essa edição do PEA foram selecionadas as cidades de Bicas/MG, Leopoldina/MG, Cataguases/MG, Potim/SP, Santo Antônio de Pádua/RJ, Paty do Alferes/RJ, Nova Friburgo/RJ, Bom Jardim/RJ, Juiz de Fora/MG, Rio Preto/MG, Visconde do Rio Branco/MG, Olaria/MG, Jambeiro/SP, Jacareí/SP e, especificamente para ajustes no projeto, o município de Vassouras/RJ. O Comitê Preto e Paraibuna e o Comitê Médio Paraíba do Sul também foram contemplados.

Os projetos a serem consolidados pelos municípios e comitês deverão contemplar ações de sensibilização, informação, mobilização e capacitação dos diversos atores na bacia do Paraíba do Sul para questões político-institucionais e atividades técnicas em torno do tema da água, motivando a construção de uma gestão de recursos hídricos efetivamente descentralizada e participativa.

Do primeiro edital, publicado pela AGEVAP, cinco propostas aprovadas chegaram até a fase final: Queluz/SP, São José dos Campos/SP, Rio Claro/RJ, Resende/RJ e Barra Mansa/RJ. Os projetos deverão ser concluídos até maio de 2018, e o CEIVAP vai destinar cerca de R$ 125 mil por município para implementação de cada iniciativa.

Educação Ambiental na Bacia

O papel da Educação Ambiental é sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, oferecendo-lhes, ao mesmo tempo, opções de subsistência e oportunidades para melhorar sua qualidade de vida, mostrando que as comunidades locais são as principais beneficiadas com as atividades de conservação. Nesse sentido, o CEIVAP desenvolveu seu Programa de Educação Ambiental.

CEIVAP

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) é o parlamento no qual ocorrem os debates e as decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas do Paraíba do Sul.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade