PUBLICIDADE

DINO

Alimentos ancestrais além dos grãos são excelentes substitutos naturais ao açúcar de cana

A busca por saúde e longevidade atraem olhos do mundo inteiro para alimentos de cultivo milenar

21 jan 2019 - 23h36
Compartilhar
Exibir comentários

Você conhece alguém que já fez dieta, você mesmo já deve ter feito alguma e todo ano surge algo novo, algum superalimento.

Foto: DINO / DINO

Atualmente o alimento que ganha destaque entre os nutricionistas e cozinheiros são os grãos.

Cereais fazem parte da dieta dos seres humanos a muitos anos, então qual razão para os grãos ganharem holofotes?

A resposta está na ancestralidade, na busca das pessoas pelo resgate das suas origens, dos hábitos que faziam parte de culturas milenares.

Cereais como chia, linhaça, quinoa são chamados de grãos ancestrais porque são plantados e colhidos da mesma forma há milhares de anos. Também mantêm as mesmas propriedades nutricionais de milênios - são alimentos riquíssimos em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e antioxidantes.

Assim como grãos, outro importante ingrediente ancestral que está ganhando cada dia mais adeptos é a Stevia.

Uma planta herbácea, a Stevia rebaudiana, da família Asteraceae, é um arbusto com longas folhas verdes e pequenas flores brancas, nativa da América do Sul. Os guaranis já usavam estévia há 1.500 anos - com ela temperam o mate para reduzir o seu amargor e também a usam como planta nutricional (é rica em minerais essenciais ao nosso organismo) e medicinal.

Assim como os grão modernos, como trigo, milho e arroz, por exemplo, passaram por modificações genéticas e processos de hibridação ao longo do tempo. Também são encontrados mais facilmente em sua forma refinada, o que diminui suas propriedades nutricionais.

Os adoçantes sintéticos como aspartame, ciclamato e sucralose também tiveram grande uso pelas industrias de alimentos e foram amplamente consumidos pela população, principalmente por diabéticos e pessoas com restrição ao açúcar.

O aumento da procura e do consumo por ingredientes mais saudáveis e naturais vem ocasionando uma queda natural dos produtos industrializados como os citados a cima.

Já os produtos naturais e ingredientes mais nutritivos recebem atenção de pesquisadores que mostram que os super grãos, como também são chamados alguns dos grãos ancestrais, oferecem mais proteínas, fibras e vitaminas do que outros cereais.

O mesmo se dá com a stevia que em comparação com adoçantes artificiais, como o ciclamato e o aspartame, a stevia traz as seguintes vantagens:

Ajudar a regular o apetite, reduzindo a fome;

Auxiliar na perda de peso, pois não tem calorias e ajuda a reduzir o desejo por doces;

Poder ser utilizada em preparações que serão cozidas ou assadas no forno, pois a stevia se mantém estável em temperaturas de até 200ºC;

Ajudar no controle de problemas como diabetes, hipertensão e obesidade.

As propriedades da stevia são múltiplas e, com o passar dos anos, mais benefícios são descobertos.

Para começar o ano de olho nos alimentos ancestrais a Stevia Soul continua empenhada nas pesquisas e desenvolvimento de produtos cada mais naturais e saudáveis resgatando da natureza e dos hábitos alimentares milenares o melhor para seu portfólio.

Website: http://www.steviasoul.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade