PUBLICIDADE

Afinal, para que serve um Osciloscópio?

Se você não tem ideia das funções desse aparelho, continue ligado e explicaremos.

26 out 2016 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários

O osciloscópio é um aparelho eletrônico que nos permite visualizar e analisar uma diferença de potencial (DDP) em função do tempo em um gráfico bidimensional. O aparelho pode ser do tipo analógico ou digital — modelo que automatiza diversas medições e incorpora ainda mais funcionalidades ao analógico. O osciloscópio é um dos itens indispensáveis para especialistas das áreas de eletrônica e elétrica . O dispositivo também é capaz de ler sinais sonoros, vibrações de motor, entre outras. Os osciloscópios possuem ponta de prova, que servem para levar o sinal de onde está medindo para o aparelho.

Foto: DINO

A leitura de ondas é feita em uma tela e o aparelho ajuda na comparação de medidas e, claro, registrando sempre os valores — fazendo do instrumento o mais adequado para medições precisas e específicas. Quando o aparelho está em repouso, a linha de tensão se mantém estável; já quando há qualquer tensão entrando em contato com o osciloscópio, a linha tende a subir e descer — assim como nos medidores cardíacos.

No aparelho, um dos controles permite monitorar a velocidade com que a linha percorre o monitor, calibrado em segundos por divisão; enquanto o outro, permite mudar a escala vertical, calibrado em volts por divisão. O resultado da medição é a onda — com diferença potencial em um espaço de tempo — que vemos no gráfico, e desse modo é possível calcular comprimento e frequência de onda.

Uma aplicação curiosa do osciloscópio — que pode ser usada como instrumento de ensino — é a de medição das ondas de um aparelho sonoro. Por exemplo, ao ligar um microfone e/ou guitarra na entrada do osciloscópio, é possível observar as formas das ondas emitidas por eles. Claro que, antes de sair ligando o osciloscópio aos instrumentos, o mesmo deve ter seus sinais ajustados na faixa e amplitude nas quais os aparelhos trabalham.

Os osciloscópios mais vendidos no Brasil, hoje em dia, possuem qualidade 'Minipa' — marca líder em excelência tecnológica. O aparelho de medição é sinônimo de tecnologia e inovação — possuindo o melhor custo-benefício do mercado. Nas melhores lojas de instrumentos de medição , é possível encontrar osciloscópios 'Minipa' analógicos, digitais, portáteis e automotivos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade