PUBLICIDADE

DINO

A Realidade do Autismo no Brasil de Hoje

A discriminação do autista e seus familiares

7 out 2016 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Estima-se que no Brasil existam aproximadamente dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e 70 milhões em todo o mundo. Tais pessoas ainda sofrem com a discriminação cultural e com atendimentos inadequados. Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow traz em sua obra Autismo e Cotidiano: Um Olhar para as Experiências Familiares uma reflexão sobre como as famílias lidam no cotidiano com os atendimentos socioeducacionais voltados para o autista.

Foto: DINO

Para caracterizar os diferentes tipos de atendimento, o autor apresenta um panorama geral sobre o transtorno e reflexões sobre a definição e o diagnóstico do TEA, averiguando também como os familiares de autistas compreendem o conceito de dignidade humana a partir de suas experiências de vida.

O livro aborda ainda os desafios enfrentados pelos familiares e o estresse psicossocial que sofrem ao se verem diante de um atendimento inadequado para o seu ente portador de TEA, contrapondo às ausências desse atendimento a importância de o autista alcançar sua independência com instrumentos que possibilitem e garantam o exercício de sua cidadania.

A obra também traz uma importante abordagem quanto aos direitos humanos, voltados para o autista e sua família, apresenta a necessidade de um atendimento digno e adequado, além da conscientização para quem está fora dessa realidade. O autor nos proporciona entender esse universo do transtorno, ter uma visão não só do autista, mas também de sua família, e até mesmo mudar nossos próprios pensamentos e preconceitos em relação ao autismo.

Ficha Técnica

Editora: Paco Editorial

Autor: Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow

Páginas: 192

Formato: 14x21 cm

ISBN: 978-85-462-0441-0

Sobre o autor:

Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow é mestre em Teologia - Religião e Educação. Licenciado em Pedagogia. Bacharel em Teologia. Atualmente é professor na rede municipal de ensino na cidade de São Leopoldo/RS. Também desenvolve a pesquisa de doutorado iniciado em 2014 sobre pessoa com deficiência e mundo do trabalho. Interessa-se por temas de pesquisa como: cidadania, políticas públicas, democratização, inclusão, Transtorno do Espectro do Autismo, pessoa com deficiência e direitos humanos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade