A asma mata 2 mil pessoas no Brasil por ano
A asma está entre as principais doenças respiratórias em todo o mundo. Somente no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com a asma. Entre seus principais estigmas está o fato de que não tem cura. A asma configura-se pelo estreitamento dos brônquios o que resulta na dificuldade de trânsito da passagem de ar. No processo de respiração, para quem tem asma a maior dificuldade é a expiração (ato de expelir o ar), mas a inspiração também é difícil.
Avanços na medicina e principalmente no desenvolvimento de novos medicamentos têm conferido ao asmático uma melhor qualidade de vida. O diagnóstico correto é apenas o primeiro passo. Depois, devem se seguir acompanhamento médico e atenção a todas as prescrições de ordem clínica. São providências absolutamente fundamentais para uma vida completamente normal do indivíduo com asma.
No Brasil, anualmente cerca de 2 mil pessoas perdem a vida em decorrência de asma. Em outras palavras é preciso dar mais atenção ao perigo que a doença pode representar. Pessoas portadoras da asma grave demandam cuidados redobrados e jamais devem interromper tratamento ou o uso dos medicamentos.
Em geral, as crises são provocadas por agentes externos como ácaro, mofo, pelos de animais, pólen e inclusive vírus, dentre outros.
A maioria dos elementos que desencadeiam a asma, ou mesmo que intensifiquem os seus efeitos já foram catalogados, mas a causa, propriamente dita, ainda não é conhecida. A literatura médica inclina-se a aceitar como origem fatores genéticos, acerca de registro de casos na família de doenças respiratórias, ou mesmo outras como é o caso da rinite alérgica. Acredita-se também que fatores ambientais possam estar ligados ao surgimento da asma.
Normalmente caracterizam situação de asma: chiado e aperto no peito, falta de ar (dificuldade de respiração), excesso de muco ou catarro e dificuldade para desempenhar algumas atividades físicas. A despeito de todas as informações sobre a doença, deve-se sempre consultar um médico, para um diagnóstico preciso, pois há um repertório de sintomas semelhantes para diferentes doenças respiratórias.
A asma se manifesta de forma diferente de pessoa para pessoa. Há casos em que são leves e os sintomas somem com rapidez, em outras podem apresentar quadros de piora tão elevados que levam a internação.
Como estão no ambiente os principais elementos que desencadeiam a asma, são necessárias ações de prevenção. Combater o excesso de umidade é uma das prioridades para quem quer evitar ácaros e fungos, microrganismos que habitam locais onde há poeira, como colchões, travesseiros, cortinas, tapetes, etc.. Ainda que generosos, os animais domésticos também acabam provocando crises de asma. Pelo, urina, saliva e até a escamação da pele são agentes que acabam produzindo irritações. A determinação dos sintomas, nestes casos, será dada pelo grau e exposição. A poluição de forma geral também desencadeia ou potencializa os casos de asma.
Para que possam levar uma vida normal, evitando as crises de asma, é importante que as pessoas nessas condições utilizem todas as munições que a previnam. O desumidificador de ar é de fundamental relevância, pois ao mesmo tempo em que promoverá o equilíbrio da umidade no ambiente, livrará o ar das impurezas como poeira, ácaros e fungos. O equipamento controla o nível de umidade recomendado pela Organização Mundial da Saúde, entre 50-60%, além de reter 90% das partículas em suspensão. A asma não tem cura, mas tem tratamento e o desumidificador de ar pode ser um grande aliado nessa luta diária.
Saiba mais sobre como prevenir as crises de asma em nosso site: https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/asma-e-seus-efeitos.html
Website: http://www.thermomatic.com.br