Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corpos de piloto e copiloto do avião que caiu são os únicos identificados até o momento, diz prefeito de Vinhedo

Outros 24 corpos já foram encaminhados para o IML em São Paulo para identificação

10 ago 2024 - 12h01
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Vinhedo (SP), Dario Pacheco, afirmou em coletiva de imprensa neste sábado, 10, que os corpos do piloto e do copiloto do avião que caiu na cidade na tarde de sexta-feira, 9, são os únicos identificados pela perícia até o momento. Ao todo, 62 pessoas morreram na tragédia.

O piloto era Danilo Santos Romano, de 35 anos, que estava na Voepass desde novembro de 2022. O comandante tinha dez anos de experiência e já havia trabalhado em outras companhias aéreas, como Avianca e Air Astana. Romano se formou em 2010 em aviação civil na faculdade Anhembi Morumbi.

Humberto de Campos Alencar e Silva, de 61 anos, era o copiloto. Ele estava na Voepass há cerca de cinco anos e, de acordo com a empresa, contava com mais de cinco mil horas de voo.

A tripulação também contava com mais duas comissárias de bordo. Debora Soper Avilar, de 28 anos, estava na Voepass desde março de 2023. Já Rubia Silva de Lima, de 41 anos, trabalhava na companhia aérea há 14 anos. 

Juntamente com os já identificados, outros 22 corpos estão sendo transportados para o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, para que a Polícia Federal possa dar continuidade à identificação das vítimas.

"A prefeitura se preparou para receber os familiares das vítimas e os corpos já estão sendo transportados para São Paulo. Vamos acolher essas pessoas com atendimento médico, psicológico e psiquiátrico. Aqui em Vinhedo também montamos essa estrutura, mas até o momento nenhuma família veio para cá", disse o prefeito.

Acidente aéreo em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas que estavam a bordo
Acidente aéreo em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas que estavam a bordo
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Acidente aéreo

Um avião com 62 pessoas a bordo caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde de sexta-feira, 9. A aeronave transportava 58 passageiros e 4 tripulantes e o destino era o Aeroporto de Guarulhos. Não há sobreviventes. Confira a lista de passageiros divulgada pela empresa.

A aeronave, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h46. Segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até 13h20.

"No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22".

Conforme apurado pelo Terra, registros do Flightradar, plataforma de monitoramento de aeronaves, mostram que o voo se manteve na altitude de cerca de 17 mil pés até por volta de 13h20. 

Foi aí, então, que o avião fez uma curva brusca. Tudo foi muito rápido. Às 13h21, o voo foi de uma altitude de 17.200 pés para 10.025. Já às 13h22, o avião foi rapidamente de 9.475 para 4.100 pés, no último registro. Sendo assim, em um minuto, a aeronave despencou cerca de 13.100 pés, o equivalente a 3.992 metros.

Logo após o acidente, a Voepass Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente. "A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores", disse, em comunicado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade