0

Turquia inicia vacinação com Coronavac

3 milhões de doses do imunizante já foram entregues

14 jan 2021
10h38
atualizado às 11h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Turquia iniciou oficialmente nesta quinta-feira (14) sua campanha de vacinação em massa contra o novo coronavírus, usando o imunizante Coronavac, desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac.

Vacina Coronavac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac
Vacina Coronavac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac
Foto: EPA / Ansa

Na última quarta (13), o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, e membros do comitê técnico-científico nacional já haviam recebido a primeira das duas doses da vacina no lançamento simbólico do programa de imunização.

A primeira fase da campanha é destinada a trabalhadores da saúde, hóspedes de asilos e idosos com mais de 65 anos. Das 50 milhões de doses compradas pela Turquia, 3 milhões já foram entregues pela Sinovac.

O laboratório ainda não divulgou dados consolidados dos ensaios clínicos de fase 3 da Coronavac, que está sendo testada em países como Brasil, Indonésia e a própria Turquia.

Enquanto o Instituto Butantan apontou uma eficácia global de 50,38% nos ensaios na população brasileira, Ancara e Jacarta divulgaram índices de 91,25% e 65,3%, respectivamente, mas não deram detalhes sobre os números.

"Todos devem se vacinar para voltar à vida de antes. Completamos os testes, e a vacina é suficientemente segura", garantiu Koca.

A Turquia também negocia a compra de 4,5 milhões de doses da vacina da Biontech/Pfizer.

O país soma 2,35 milhões de casos e 23.325 mortes na pandemia.
   

Veja também:

Covid-19: o pesadelo da 2ª onda em plantão de UTI em Londres
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade