Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coronavírus

Outdoor que tinha Bolsonaro como garoto-propaganda da cloroquina é retirado

Vigilância sanitária havia recomendado retirada da peça, instalada em Vitória, como mostrou o 'Estadão', por ferir a legislação de publicidade de medicamentos

10 ago 2020 - 09h23
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O outdoor instalado em Vitória (ES) com a imagem do presidente Jair Bolsonaro acompanhada por mensagem que sugeria eficácia da hidroxicloroquina contra a covid-19 foi removido no fim de semana, após a empresa responsável pelo espaço ser notificada pela prefeitura da capital capixaba.

A vigilância sanitária municipal recomendou, na sexta-feira, 7, a remoção em até 48 horas por entender que a mensagem "fere a legislação acerca de propaganda de medicamentos". Como o Estadão publicou na quinta-feira, a publicidade desrespeitava resolução de 2008 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) e, segundo especialistas, configurava crimes.

O outdoor com a foto do presidente Jair Bolsonaro foi instalado na frente de uma farmácia em uma movimentada avenida do bairro Jardim Camburi, o mais populoso de Vitória
O outdoor com a foto do presidente Jair Bolsonaro foi instalado na frente de uma farmácia em uma movimentada avenida do bairro Jardim Camburi, o mais populoso de Vitória
Foto: Divulgação/M.Gonçalves / Estadão

A peça, exibida em uma das principais avenidas do bairro Jardim Camburi, o mais populoso de Vitória, não discriminava a autoria. A foto de Bolsonaro aparecia ao lado da imagem de uma caixa de sulfato de hidroxicloroquina de 400mg e anunciava que "tratamento precoce salva vidas".

"A propaganda ou publicidade de medicamentos sob controle especial, sujeitos à venda sob prescrição médica, com notificação de receita ou retenção de receita, além de observar as disposições deste regulamento técnico, somente pode ser efetuada em revistas de conteúdo exclusivamente técnico, referentes a patologias e medicamentos, dirigidas direta e unicamente a profissionais de saúde habilitados a prescrever e/ou dispensar medicamentos", informou a prefeitura, em nota.

Outdoor que antes tinha a imagem de Bolsonaro com a cloroquina agora está em branco
Outdoor que antes tinha a imagem de Bolsonaro com a cloroquina agora está em branco
Foto: Advogado André Moreira/Divulgação / Estadão

Na notificação à empresa que vendeu o espaço aos anunciantes, a prefeitura mencionou também lei municipal que considera infração o ato de "dificultar ou opor-se à execução de medidas que visem à prevenção de doenças transmissíveis e sua disseminação".

A decisão da prefeitura foi anunciada depois que o advogado André Moreira, filiado ao PSOL, apresentou denúncias de publicidade irregular de medicamentos a vários órgãos de fiscalização, entre os quais o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual no Espírito Santo e a vigilância sanitária estadual.

A cloroquina e a hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada contra o novo coronavírus e podem causar efeitos colaterais sérios. Entretanto, são propagandeadas por Bolsonaro e seus apoiadores. Desde março, as drogas estão enquadradas pela Anvisa como produtos controlados e, em julho, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomendou que tratamentos com essas substâncias fossem abandonados, em todas as fases da doença, inclusive para que recursos públicos não fossem desperdiçados.

Em julho, ao anunciar o teste positivo para covid-19, o presidente contou que estava tomando a cloroquina. Depois, ao revelar que havia se curado, posou para a foto postada nas suas redes sociais com o medicamento.

Embora o outdoor não tenha assinatura, o deputado estadual Capitão Assumção (Patriota) usou as redes sociais para convocar apoiadores para um "evento" de inauguração, na última quarta-feira. Cerca de 20 pessoas compareceram. Em um vídeo, o parlamentar disse que a propaganda foi financiada por "patriotas", mas auxiliares atribuíram a ele a iniciativa. A assessoria do parlamentar foi procurada para comentar a remoção. Ainda não se manifestou.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade