PUBLICIDADE

Coronavírus

"Não se resolve desafio da cidade sem região metropolitana"

Estamos em um momento de exceção, e isso deveria levar o Município a dialogar com o Estado também sobre a região metropolitana

19 mar 2021 - 05h10
(atualizado às 07h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Temos de pensar em manchas populacionais. Não dá para resolver a situação da capital sem pensar na mancha populacional conturbada da Grande São Paulo. Estamos em um momento de exceção, e isso deveria levar o Município de São Paulo a dialogar com o Estado também sobre a região metropolitana.

Passageiros embarcam em vagões em estação do metrô de São Paulo
25/06/2020
REUTERS/Amanda Perobelli
Passageiros embarcam em vagões em estação do metrô de São Paulo 25/06/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Deveríamos decretar lockdown. Teríamos de ser muito mais pesados com a redução da circulação de pessoas. Construção civil teria de ter parado, parar mais áreas do comércio e algumas industriais. Nós imitamos lockdown, mas não tivemos um.

E como fiscalizar? Uma parte da população fica na rua: policiais. E já que não dá para contar com o Exército, porque o governo federal está fora da pandemia, temos as polícias locais: metropolitana, civil e militar. E teria de haver sanção para não deixar quem foge da regra na impunidade.

As medidas da Prefeitura são interessantes, de adiantar feriados e ampliar o rodízio. Seria melhor também aumentar o número de ônibus. Espero que não diminua o tempo de circulação de metrô e trens urbanos, que devem viajar com o mínimo de distancia entre uma composição e outra, para impedir aglomerações.

*É MÉDICO SANITARISTA E COLUNISTA DO 'ESTADÃO'

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade