PUBLICIDADE

Coronavírus

Grupo de moradores no Rio fabrica sabão líquido para doação

A iniciativa é do Projeto Recriando Raízes, ONG que atua em Costa Barros, bairro com segundo pior IDH da capital fluminense

2 abr 2020 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores se unem para ajudar uns aos outros no bairro de Costa Barros, o de segundo pior IDH do Rio.
Moradores se unem para ajudar uns aos outros no bairro de Costa Barros, o de segundo pior IDH do Rio.
Foto: Foto/Divulgação Projeto Recriando Raízes

A pandemia do novo coronavírus tem proporcionado gestos múltiplos, e originais, de solidariedade. No Rio, onde a covid-19 começa a se alastrar, moradores do bairro de Costa Barros, na zona norte da cidade, começaram a produzir sabão líquido para doação. A iniciativa está integrada ao Projeto Recriando Raízes, uma organização não governamental que luta pela melhoria das condições de vida de cinco comunidades carentes da área.

Costa Barros tem o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre os bairros da cidade do Rio, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Moradora local, Leila Soares, que trabalha com reciclagem, é a responsável pela produção do sabão e conta com a ajuda de uma equipe de voluntárias. Até esta quarta-feira, o grupo já havia enchido 100 potes de 300 ml com o produto.

“A intenção é completar 2 mil potes. Tudo para distribuição gratuita aos moradores da Quitanda, Pedreira, Lagartixa, Obrigado Meu Deus e Final Feliz, as comunidades que atendemos. Nos falta apoio, então temos que lutar por conta própria”, conta Ilma Rocha, conhecida como tia Ilma, fundadora do projeto.

Grupo de moradores no Rio fabrica sabão líquido para doação:

As medidas de combate ao coronavírus, organizadas pelos moradores, são mais extensas na localidade. No próximo sábado, por exemplo, alguns deles vão sair pelas ruas do bairro com uma alegoria de papelão e uma rápida encenação para incentivar as crianças a ter o hábito de lavar as mãos.

“Criamos uma enorme mão que vai se movimentar para os dois lados, como que ensinando corretamente como se deve lavá-la. Vai ter até um rap sobre o tema”, diz Ilma, que outro dia teve que segurar o choro ao visitar um barraco de uma das comunidades, para divulgar uma campanha de higienização feita pelo projeto, e ouvir o desabafo de uma moradora.

“Ela me disse que se não tinha alimento nenhum em casa como ia se preocupar em ter sabão ou detergente para fazer a higiene.”

Em razão da dificuldade por que muitos dali estão passando – diaristas, ambulantes, serventes e ajudantes de obra sem trabalho no momento – o Recriando Raízes está recebendo doações para montar cestas básicas e distribuí-las entre alguns dos 41 mil moradores das cinco comunidades.

Quem quiser colaborar, tem três opções. Ligar para os números 21 3847-0992 ou 21 2474-1702 e pedir que o pessoal do projeto busque a doação; fazer a entrega na própria sede do Recriando (Rua Cândido Macedo Junior, 13); ou depositar qualquer quantia no Banco do Brasil – agência 0751-X, conta corrente 81530-6.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade