PUBLICIDADE

Coronavírus

Governadores cobram cronograma de vacinação contra covid-19

Os Estados também cobram se o governo federal vai custear totalmente ou parcialmente os imunizantes que vão ser aplicados

28 jan 2021 - 16h15
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Governadores cobraram do governo federal um cronograma detalhado de vacinação contra covid-19 que contemple, entre outros dados, se o poder central vai custear totalmente ou parcialmente os imunizantes que vão ser aplicados nos Estados, informou nesta quinta-feira o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, espera uma resposta do governo sobre a compra das vacinas e argumentou que, se for adquirido apenas parcialmente, os chefes de Executivos estaduais precisam se preparar para futuras aquisições por conta própria.

Vacinação no Rio de Janeiro
 27/1/ 2021 REUTERS/Pilar Olivares
Vacinação no Rio de Janeiro 27/1/ 2021 REUTERS/Pilar Olivares
Foto: Reuters

"Ao mesmo tempo, também cobramos aqui juntos uma ação para que o poder central do Brasil possa, governo brasileiro e governo da China, assegurar um cronograma de compra e de entrega mês e a mês de vacinas para o Butantan, são 100 milhões de doses de IFAs (insumos farmacêuticos ativos), e para a Fiocruz, outras 100 milhões de doses", disse o governador do Piauí.

Estados começaram o uso emergencial da vacina contra covid-19 após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas as quantidades aplicadas dos imunizantes para públicos prioritários ainda são pequenas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade