PUBLICIDADE

Coronavírus

Flexibilização leva muita gente de volta às ruas do Rio

Autorização de abertura de shoppings centers, bares e restaurantes por decreto do Estado provoca aglomerações

11 jun 2020 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Rio, Wilson Witzel, já havia liberado parcialmente a abertura do comércio do Estado a partir do dia 5, com medidas que coincidiam com algumas determinações do prefeito da capital carioca, Marcelo Crivella, logo no início do mês. Mas as decisões foram parar na justiça, que as avalizou na terça-feira (9). Na quarta e nesta quinta, o movimento pelas ruas da cidade do Rio já deixou claro que boa parte da população abandonou a prevenção ao coronavírus.

Em vários bairros, as pessoas saíram de casa para circular, ‘bater perna’, como se diz popularmente. Em Madureira, na zona norte, onde a incidência da covid-19 é alta, a quantidade de pedestres caminhando para um lado e outro passou a ser intensa. Muitos deles sem uso da máscara.

Em Madureira, na zona norte do Rio, muita gente saiu às ruas nos últimos dois dias
Em Madureira, na zona norte do Rio, muita gente saiu às ruas nos últimos dois dias
Foto: Sílvio Alves Barsetti

Em bairros da zona sul, como Copacabana e Ipanema, o cenário não foi diferente. Na zona oeste, Campo Grande, recordista de mortes pela doença na cidade, parecia nessa quarta (10) um dia normal, com pessoas se acotovelando nas principais ruas do bairro.

Em vários locais da cidade, o fechamento do comércio já não vinha sendo respeitado nos últimos dias e isso se verificava em alguns estabelecimentos de produtos não essenciais, como lojas de roupa, por exemplo.

Por enquanto, as praias do Rio só estão liberadas para esportes aquáticos individuais. Banhistas e os que gostam de caminhar na areia ainda estão legalmente impedidos do lazer.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade