PUBLICIDADE

Coronavírus

Drama e compaixão: “Os médicos me deram 4 dias de vida”

Jaqueline Chagas buscou a cura de câncer agressivo ajudando pessoas acometidas pela mesma doença

24 ago 2020 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários

Um câncer detectado em 2016 transformou a vida de Jaqueline Chagas, então operadora de caixa de uma empresa de roupas e acessórios na zona norte do Rio. Vieram as sessões de quimioterapia e suas reações de dor e inquietação, três cirurgias, retirada de ovário e útero e uma infecção generalizada. Foi quando seu marido, Bruno, ouviu dos médicos: “Ela tem no máximo quatro dias de vida.”

Jaqueline só soube desse ultimato semanas depois, ao começar a dar sinais de que sua força de vontade, fé e esperança falavam mais alto.

“Eu repetia: ‘não vou morrer agora, vou sair do hospital e ajudar muita gente, vou curar a minha dor curando outras dores’. Mas não tinha clareza ainda do que ia fazer.”

Grupo fundado por Jaqueline conta com 256 pessoas cadastradas; esperança e fé na cura do câncer
Grupo fundado por Jaqueline conta com 256 pessoas cadastradas; esperança e fé na cura do câncer
Foto: Divulgação

Aos poucos, Jaqueline se restabeleceu e reforçou a ideia de que não deveria demorar a agir para levar conforto, uma palavra que fosse, a quem passasse por situação idêntica. Em 2018, fundou o grupo “Unidas Para Sempre”, reunindo pacientes de câncer, 80% delas concentradas no Rio.

Desde então, contando com a ajuda de voluntários, passou a dividir entre essas mulheres – há agora três homens no grupo – momentos de alegria, de ganhos e perdas, com várias atividades sócioeducativas e eventos repletos de calor humano. Também não deixou de lado o auxílio material, principalmente neste ano, com o isolamento social e as consequências da pandemia da covid-19.

Mais recentemente, passou a organizar a distribuição de cestas básicas para as pacientes cadastradas no “Unidas Para Sempre” – a maior parte ali, 70%, é de pessoas carentes que vêm sofrendo grande impacto com a falta de emprego. Já são 163 famílias atendidas e a demanda aumenta a cada dia – necessitam de alimentos e material de limpeza.

“Com doações, o apoio de amigos e muito trabalho estamos crescendo em solidariedade. Já  conseguimos o engajamento de dez psicólogos, oncologistas e mastologistas e fechamos parcerias para que vários procedimentos às pacientes saiam de graça. Deixar a mente em alerta, com o pensamento voltado ao próximo, pode ser o primeiro passo da cura”, ensina.

Quem quiser colaborar com o “Unidas Para Sempre” pode entrar em contato com Jaqueline, via Whatsapp, pelo número (21) 99160-6851. Para quem preferir uma ajuda financeira ao grupo, aqui seguem os dados bancários. Caixa Econômica Federal, agência 1095, conta poupança 24503-0, em nome de Jaqueline da Silva Ribeiro das Chagas (CPF 08793148771).

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade