PUBLICIDADE

Coronavírus

China faz apelo para que EUA cumpram obrigações com OMS

Donald Trump anunciou a suspensão do financiamento da entidade na terça-feira

15 abr 2020 - 09h11
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A China fez nesta quarta-feira um apelo aos Estados Unidos para que cumpram as obrigações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, suspender o financiamento por causa da maneira como a entidade tratou a pandemia de coronavírus.

Pequim 15/4/2020 REUTERS/Thomas Peter
Pequim 15/4/2020 REUTERS/Thomas Peter
Foto: Reuters

Indagado em um briefing diário se a China irá cobrir a lacuna de financiamento deixada pelos EUA, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, não se comprometeu.

"A China analisará questões relevantes de acordo com as necessidades da situação", disse.

Os Estados Unidos são o maior doador para a OMS, sediada em Genebra, contribuindo com mais de 400 milhões de dólares em 2019, cerca de 15% do orçamento.

Zhao declarou que a pandemia, que infectou quase 2 milhões de pessoas no mundo todo, está em um momento crítico e que a decisão dos EUA afetará todos os países do mundo.

"Essa decisão enfraquece a capacidade da OMS e prejudica a cooperação internacional na proteção contra a pandemia. Todo país no mundo é afetado, incluindo os EUA e especialmente aqueles com capacidades frágeis",afirmou. "Fazemos um apelo para que os EUA sinceramente cumpram com seus deveres e obrigações", acrescentou.

Veja também:

Por que usar máscara contra a covid-19? Médico responde:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade