PUBLICIDADE

Coronavírus

China decreta isolamento na cidade de Jilin por coronavírus

Foram reportadas 21 novas contaminações da covid-19 em poucos dias

13 mai 2020 - 09h21
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Jilin, que fica na província homônima, foi colocada em isolamento parcial nesta quarta-feira (13) pelo governo da China após um aumento no número de casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Refinaria de petróleo em Jilin, China 
24/05/2004
REUTERS/Claro Cortes
Refinaria de petróleo em Jilin, China 24/05/2004 REUTERS/Claro Cortes
Foto: Reuters

A partir desta quarta-feira, as divisas com outras cidades chineses estão fechadas, os transportes públicos estão suspensos e locais públicos - como cinemas, teatros e estádios - estão fechados. Para deixar a cidade, a pessoa precisa comprovar através de teste sorológico, realizado nas últimas 48 horas, que não contraiu o vírus e precisa se comprometer com o auto-isolamento assim que chegar ao seu destino.

Em nota, o governo ainda pediu que as farmácias notifiquem as autoridades sobre cada venda de produtos antivirais e contra a febre. Os restaurantes poderão permanecer abertos, mas com o limite de cinco pessoas sendo atendidas simultaneamente nas mesas - mantendo uma distância de no mínimo um metro entre elas.

Com pouco mais de quatro mil habitantes, a cidade registrou seis novas infecções em menos de 24 horas, somando 21 delas em poucos dias. Por conta disso, o governo também pediu um reforço nas medidas de higienização e também para que os moradores se protejam com máscaras até mesmo em locais fechados.

A província de Jilin, que fica na fronteira com a Coreia do Norte, vem acedendo o alerta nas autoridades chinesas com uma possível segunda onda de contaminações por Covid-19. Isso porque foi detectado um novo foco de infecções em Shulan, uma localidade de 670 mil habitantes. Na segunda-feira (11), uma equipe de médicos e especialistas foi enviada pela Comissão Sanitária Nacional para Shulan, com o objetivo de trabalhar com o governo local na prevenção e no tratamento do novo coronavírus. A cidade agora está "na modalidade de controle dos tempos de guerra" após 13 novas contaminações terem sido confirmadas.

Segundo o rastreamento, dessas pessoas, outras 2,5 mil podem ter sido atingidas. A China controlou a pandemia do novo coronavírus, após ser o primeiro país a lidar com a Covid-19. Até o momento, o país conta com 84.018 casos da doença e 4.637 mortes, de acordo com os dados do Centro Universitário Johns Hopkins.

Veja também:

Filhos da quarentena: a maternidade durante a pandemia:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade