Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Construindo o futuro', Sainz vê oportunidade para a Williams na Fórmula 1 2026

4 fev 2026 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula 1 2026 irá enfrentar uma nova era. Com uma das maiores mudanças no regulamento técnico na história do esporte, as equipes e pilotos terão que lidar com novos carros e motores. Para Carlos Sainz, esse será o maior desafio da categoria nos últimos 30 anos e que, apesar de ser cedo para saber a ordem de forças do grid, a Williams deve se aproveitar dessa nova oportunidade.

Williams apresenta novo carro para 2026
Williams apresenta novo carro para 2026
Foto: Divulgação/Williams Racing / Perfil Brasil

Na nova temporada da Fórmula 1, os monopostos serão menores e mais leves devido à nova aerodinâmica. Já as unidades de potência serão abastecidas com combustíveis sustentáveis e possuem 50% da potência vinda da parte elétrica. Os pilotos também terão os modos boost, ultrapassagem e recarga disponíveis para uso.

A Williams esteve ausente no shakedown de Barcelona devido a problemas no desenvolvimento do carro, porém Sainz continua a demonstrar confiança no trabalho da equipe e afirma que levam o futuro a sério. Mesmo assim, o jovem piloto evitou criar muita expectativa ao falar sobre o novo regulamento.

"É um desafio enorme. O maior desafio que as equipes enfrentaram nos últimos 20 ou 30 anos. A aerodinâmica, os motores, os pneus, o peso dos carros, tudo muda. Todos nós começamos do zero", declarou. "Para mim, como piloto, também haverá muitas coisas novas para aprender, em termos de técnica de pilotagem, como utilizar melhor o motor, a aerodinâmica. Há tantas novidades que não sei qual será a mais difícil ou interessante de enfrentar."

Sainz também falou sobre a possível mudança de balanço na próxima temporada e a dificuldade de criar expectativas sem todas as informações de desempenho das equipes rivais: "É muito difícil definir uma meta pessoal sem saber onde cada uma das 11 equipes estará, sem saber quem acertou nos motores, quem acertou no peso ou quem acertou na aerodinâmica. É impossível saber quem se beneficiará mais com essa mudança no regulamento", avaliou.

"Pessoalmente, tudo o que quero ver é progresso da Williams em todas as áreas que identificamos como críticas, onde sabemos que precisamos melhorar como time. Esta equipe é capaz de tirar proveito dessas novas regras", enfatizou.

Em 2025, a Williams apresentou uma grande melhora em relação aos anos anteriores e, segundo o piloto, a equipe pretende continuar trabalhando em direção ao progresso: "Sabemos que não se sai do quinto ao primeiro lugar da noite para o dia. Este é um ano importante para continuarmos demonstrando progresso, para seguirmos passo a passo e para continuarmos construindo para o futuro", concluiu.

Após as primeiras atividades em Barcelona, as equipes terão duas semanas para trabalhar em seus monopostos antes de retornar ao Bahrein para os últimos dias de pré-temporada. Os testes começam no dia 11 de fevereiro, enquanto o início do campeonato oficial está marcado para 8 de março, no GP da Austrália.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Atlassian Williams F1 Team (@williamsf1official)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade