PUBLICIDADE

Comporta e tampas de bueiros cedem à pressão da água e ruas são inundadas na Zona Norte

A situação intensificou os alagamentos em áreas como o cruzamento da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria. Confira as rotas alternativas

21 nov 2023 - 08h13
Compartilhar
Exibir comentários

Durante o fim da noite desta segunda-feira e a madrugada de terça-feira (21), a região do 4º Distrito, na zona norte de Porto Alegre, enfrentou novos alagamentos. A comporta de contenção na área cedeu sob a pressão da água, nas proximidades da antiga ponte do Guaíba.

Foto: Reprodução/Twitter @EPTC_POA / Porto Alegre 24 horas

A situação intensificou os alagamentos em áreas como o cruzamento da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria. A prefeitura de Porto Alegre emitiu orientações para que a população evite transitar pelo 4º Distrito. A pressão resultou no transbordamento de bueiros na região.

Para contornar a situação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recomendou que os motoristas utilizem rotas alternativas, como as avenidas A.J. Renner, Farrapos e Castello Branco, ou a Terceira Perimetral.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reportou que durante a noite e a madrugada realizou diversas ações no portão 13, localizado na Rua João Moreira Maciel. O dano na chapa de aço ocorreu devido à pressão da água. Essa comporta permanece fechada de forma constante. No entanto, os demais portões, acionados na segunda-feira, permanecem íntegros, desempenhando suas funções no Sistema de Proteção Contra Cheias, afirmou o Dmae.

O sistema de contenção de enchentes da cidade foi ativado no decorrer da segunda-feira (20), quando o nível do Rio Guaíba atingiu a cota de inundação de 3 metros no Centro Histórico, conforme indicado pelas medições da Rede Hidrometeorológica Nacional. Inicialmente, houve o fechamento dos portões 4 (localizado na Avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã), 12 e 14. Posteriormente, a ação de fechamento também se estendeu às comportas 1 (Usina) e 2 (Embarcadero).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade