Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como o aquecimento global afeta a saúde pública?

O mês de Agosto foi marcado por muitos extremos em diversas regiões do Brasil

31 ago 2023 - 17h51
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de Agosto foi marcado por muitos extremos em diversas regiões do Brasil e a população pôde sentir os efeitos do choque térmico devido - primeiramente - a queda brusca das temperaturas, seguidas de novos aumentos. Tais extremos climáticos podem estar relacionados aos efeitos das mudanças climáticas em escala global, alterações no uso/cobertura do solo e urbanização.

As mudanças climáticas oriundas das emissões de gases de efeito estufa estão aumentando gradativamente os episódios de eventos extremos e causando diversos problemas à sociedade. Dentre as consequências visíveis diretas, você já parou para pensar em quanto isso pode influenciar na sua saúde?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o aquecimento global é uma ameaça ao bem-estar mundial, impactando na transmissão de doenças virais e infecciosas, respiratórias e até suicídios; bem como da insegurança alimentar e da água, entre outras questões. Estudos recentes apontam que eventos extremos, como inundações, também são responsáveis pelo aumento de estresse e níveis de ansiedade.

Além disso, as mudanças climáticas contribuem para a poluição do ar, que já é responsável por mais de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. Estima-se que mais de 90% da população mundial respira um ar de baixa qualidade, que colabora para uma série de enfermidades. Uma pesquisa feita pela Fiocruz - com dados obtidos do Sistema de Informações Hospitalares e DataSUS - concluiu que o número de crianças internadas por problemas respiratórios é o dobro em locais próximos a focos de incêndio.

Essa é uma questão humanitária e de saúde, e torna-se mais um motivo para nos preocuparmos em controlar as emissões de gases de efeito estufa. A boa notícia é que existe um projeto para zerar as emissões de carbono dos hospitais e o Brasil é um dos líderes do movimento, com mais de dez instituições de saúde que já se comprometeram com essa iniciativa.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade