Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

COLUNA | Existe uma verdade triste no porquê de as pessoas gostarem tanto de histórias de zumbis

No fundo, nós gostaríamos de estar nesse mundo mais simples pelo fato de estarmos presos a um cotidiano kafkiano

6 fev 2026 - 20h33
Compartilhar
Exibir comentários

"Eu queria que tivesse um apocalipse zumbi para eu não precisar mais ter que ir para a faculdade e para o trabalho." Pensei em diversas formas de iniciar este texto, mas essa frase (adaptada), que uma pessoa disse para mim uma vez, não saiu da minha mente. Questionei se essa pessoa tinha assistido a "Zom 100", um anime que tem esse exato fio condutor na história, mas nunca tinha ouvido falar antes.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

De qualquer forma, acho que essa história traduz com maestria o porquê de obras apocalíptic4s, principalmente a de zumbis, serem tão populares. No fundo, nós gostaríamos de estar nesse mundo mais simples pelo fato de estarmos presos a um cotidiano kafkiano - quase como se nós mesmos fôssemos os zumbis. No fim, o que está por detrás do sucesso de algo pode dizer mais sobre o público que o consome.

Se as pessoas realmente desejam tal coisa é algo que não sou capaz de responder. Acredito que seria leviano dizer simplesmente que sim, pois, nos últimos anos, pudemos testemunhar uma pandemia, guerras, instabilidade política e econômica e tantas outras coisas que nos aproximam de uma história apocalíptica. Porém, eu suspeito que também seria leviano dizer que as pessoas não gostariam disso justamente pelas dificuldades apresentadas pelo mundo moderno. Afinal de contas, as coisas seriam mais "simples" se tivéssemos que voltar para um estágio anárquico e selvagem para sobreviver.

A única coisa que eu posso afirmar, sem medo de errar, é que o apocalipse retratado na ficção provoca uma catarse doentia que revela um dos aspectos mais apodrecidos da modernidade. De forma curiosa, é como se uma obra de drama e terror pudesse refletir esperança sombria. E sim, tudo isso é paradoxal, no melhor estilo de Chesterton, pois são verdades incompatíveis que coexistem.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade