PUBLICIDADE

Climatempo

ZCIT influencia a costa norte do Nordeste

Veja onde o risco de temporal é alto

24 abr 2019 - 16h57
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (25), as nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical se aproximam da costa norte do Nordeste. São esperados pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios com risco de temporais isolados em São Luís, Natal e João Pessoa.

Na capital Fortaleza e em áreas próximas a chuva é mais generalizada. Nestas localidades, a chuva já pode começar pela manhã e não tem hora para parar. A situação é de alerta porque a chuva será persistente, segundo os meteorologistas da Climatempo.

O mapa abaixo mostra que o acumulado de chuva pode passar dos 100 milímetros em áreas do norte Maranhão e do Piauí e até segunda-feira, dia 29/04.

Foto: Climatempo

Já, o interior da Bahia, sul e leste do Piauí e oeste de Pernambuco estão sob a influência do ar mais seco que impede o crescimento de nuvens de chuva. Toda faixa litorânea entre o sul da Bahia e Maceió terão chuva passageira. 

A circulação dos ventos em altos níveis favorecem a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde com raios no interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba, Pernambuco, Piauí e Maranhão.

Próximos dias  

Na sexta-feira (13), o tempo não muda muito. Toda a costa norte do Maranhão ainda fica sujeito a chuvas fortes, inclusive a capital São Luis onde o risco de temporal e alto. Em Fortaleza, o tempo continua chuvoso com chuva forte, grossa e persistente. O risco de alagamentos é alto pela capital cearense.

As capitais Natal e e João Pessoa ainda permanecem com tempo bastante instável, com muitas nuvens e chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia que pode vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Sol e muito calor com chuva passageira na faixa litorânea entre Maceió até o litoral sul da Bahia. No interior e oeste da Bahia o ar seco mantém o tempo firme com várias horas de sol forte. Nas demais do Nordeste, sol calor aumento de nuvens e pancadas isoladas de até forte intensidade em alguns momentos, com raios. 

No fim de semana as condições de chuva são altas na maioria da Região Nordeste. Porém, o litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas será menos privilegiada com chuva.

Foto: Climatempo
Foto: Allison Pires - São Luis - MA
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade