2 eventos ao vivo

ZCAS volta a se formar sobre o Brasil

Área de chuva volumosa será diferente da observada em novembro de 2017.

5 jan 2018
16h28
  • separator
  • comentários

Um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS abreviadamente, se organiza sobre o Brasil, porém numa posição diferente da observada na segunda quinzena de novembro de 2017. Desta vez, a ZCAS se forma na porção sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e a chuva volumosa vai ocorrer em áreas diferentes daquelas de novembro passado.

Esta mudança de posição média está relacionada com as novas posições dos centros do VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) sobre o Nordeste e da Alta da Bolívia. Estes dois sistemas meteorológicos fazem parte da estrutura básica da ZCAS. O VCAN é uma circulação de ciclônica (sentido horário) e a Alta da Bolívia é uma circulação anti-ciclônica (sentido anti-horário).

Foto: Climatempo

Esquema explicativo da formação da ZCAS em janeiro de 2018

Neste novo evento de ZCAS, o centro da Alta da Bolívia (AB) fica numa posição no oeste da Bolívia, mais próximo o Peru. No evento da segunda quinzena de novembro de 2017, o centro da AB estava mais para leste, mais próximo do Brasil. O VCAN neste novo evento fica posicionado sobre o nordeste do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte, o Ceará e a Paraíba. Nos próximos dias, a circulação de ventos nos níveis mais baixos da atmosfera, em torno de 1500 metros.

Onde a chuva será volumosa?

A estrutura da ZCAS deve permanecer até meados da próxima semana. O mapa mostra a estimativa da chuva sobre o Brasil no período de 6 a 10 de janeiro de 2018. As manchas em tons de verde representam os volumes de chuva de 100 mm a 200 mm que poderão ser acumulados neste período.

Desta vez, a chuva mais volumosa da ZCAS está prevista para ocorrer sobre São Paulo, sul do Rio de Janeiro (região de Angra dos Reis, Paraty, Resende), Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás, sobre a maioria das áreas de Mato Grosso, Rondônia, Acre, grande parte do Amazonas e também sobre a porção norte do Paraná.

Foto: Climatempo

Chuva estimada para o Brasil entre 06 e 10 de janeiro de 2018

A região do Espírito Santo, o cetro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, o centro-norte do Rio de Janeiro e também a região de Brasília não devem ser atingidos pela chuva frequente e volumosa deste evento de ZCAS.

Há uma preocupação especial com a chuva sobre a Grande São Paulo e em áreas tradicionalmente vulneráveis a chuva persistente como as encostas da Serra do Mar no litoral São Paulo e a região da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os mapas abaixo mostram a comparação da chuva estimada para a ZCAS de novembro de 2017 e para a ZCAS de janeiro de 2018.

Foto: Climatempo

Comparação entre a chuva estimada para ZCAS de janeiro de 2018

e a ZCAS de novembro de 2017

Foto: Climatempo

Foto de Guilherme Gaspardi, Itapira (SP)

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade