PUBLICIDADE

Climatempo

Sul do Brasil volta a ter temporais no fim de semana

Outubro terminou com ventania severa no Sul do Brasil. Confira as velocidades mais intensas que passaram dos 100 km/h.

1 nov 2019 - 19h37
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro dia de novembro foi marcado por sol e tempo seco no Sul do Brasil. Algumas rajadas de vento moderadas, até quase 50 km/h, foram observadas sobre o Rio Grande do Sul, mas não eram pela presença de tempestades. O vento moderado vinha do mar e era provocado por uma massa de ar frio de origem polar moderada. 

Mais temporais no fim de semana

A trégua dos temporais foi curta e eles voltam a ocorrer no Sul do Brasil durante o primeiro fim de semana de novembro. Uma nova frente fria avança pelo litoral da Região passando no sábado pelo Rio Grande do Sul e no domingo pelo Paraná.

Com a passagem desta frente fria e a tendência de nova queda da pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai, nuvens carregadas voltam a se desenvolver sobre o Sul do Brasil trazendo as pancadas de chuva de volta.

Sábado com sol e pancadas de chuva

Para o sábado, 2 de novembro, feriado de Finados, a previsão é de que o sol apareça forte por várias horas em quase todo o Sul do Brasil. Faz calor e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para quase toda a Região. 

Não deve chover no norte do Paraná. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, o sábado é com muitas nuvens, chuva a qualquer hora em geral fraca, e um pouco de sol.

As rajadas de vento no Rio Grande do Sul podem alcançar até 90 km/h e nos demais estados, até 80 km/h.

Domingo instável

Áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil durante o domingo, 3 de novembro, enquanto a frente fria avança pela costa do Sudeste. As condições para chuva aumentam em toda a Região.

O tempo fica bastante instável no Rio Grande do Sul, com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser moderada a forte. 

Em Santa Catarina ainda ocorrem períodos com sol, mas a chuva começa pela manhã e se estende pelo restante do dia.

Para o Paraná, a previsão é de sol de manhã e pancadas de chuva a partir da tarde.

Foto: Climatempo

Foto de Solimar Winch, Porto Alegre

 

Ventania severa no Sul do Brasil no fim de outubro de 2019

A última semana de outubro de 2019 foi marcada por violentos temporais no Sul do Brasil. Além da chuva forte, o que mais impressionou foi a ventania. Os três estados registraram muitas rajadas de vento entre 70 km/h e 95 km/h. O que impressionou até os meteorologistas é que rajadas com mais de 100 km/h ocorreram em quase todos os dias na Região, no período entre  27 e 31 de outubro. No dia 31 de outubro, as rajadas foram alcançaram 130 km/h nas serra gaúcha e catarinense.

As intensas rajadas de vento foram provocadas pelas nuvens de tempestade que se desenvolveram sobre o Sul do Brasil, associadas com a forte entrada de ar quente e úmido sobre a Região e a uma grande e profunda área de baixa pressão atmosférica localizada entre o norte da Argentina, o Paraguai e o sul da Bolívia. A pressão do ar baixa é um dos importantes fatores atmosféricos para a formação das grandes nuvens que provocam temporais.

Confira as rajadas acima de 100 km/h registradas no Sul do Brasil pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 27 e 31 de outubro de 2019

31/10/2019

Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 131 km/h entre 3h e 4h

Lagoa Vermelha (RS): 130 km/h Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 122 km/h

30/10/2019

Canela (RS): 96,5 mm

29/10/2019

Dom Pedrito : 126 km/h 

Dom Pedrito: 106 km/h 

Santana do Livramento: 112 km/h 

28/10/2019

Urubici (SC): 104 km/h

27/10/2019

Soledade (RS): 114 km/h

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade