PUBLICIDADE

Sudeste tem chuva forte esta semana

Frente fria avança pelo litoral da Região durante a quarta-feira.

5 mar 2018 - 20h06
Compartilhar
Exibir comentários

O ar quente e úmido que predomina sobre Região Sudeste vem permitindo o crescimento de nuvens bastante carregadas que provocam temporais sobre todos os estados. Durante a tarde da segunda-feira, 5 de março, em apenas 3 horas de chuva, foram acumulados 89 mm em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e 71 mm em Alegre, no Espírito Santo. A passagem de uma frente fria vai reforçar a instabilidade na Região Sudeste nos próximos dias.

São Paulo

A nova frente fria avança do Sul do Brasil e chega ao litoral paulista nesta terça-feira, 6 de março, aumentando o risco de chuva forte especialmente no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba.

Ainda chove em todo o estado de São Paulo na quarta-feira, o risco de temporal diminui. Na quinta e na sexta-feira, o centro-sul e o leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, terão pouca ou nenhuma chuva.

Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro pode ter fortes pancadas de chuva na tarde e noite desta terça-feira. Pode chover novamente na Região Serrana. O dia fica abafado.

A passagem da frente fria pelo litoral fluminense ocorre durante a quarta-feira, 7 de março, quando ainda poderá chover forte em vários locais do estado, incluindo o Grande Rio e a Região Serrana.

As condições para chuva diminuem sobre o estado do Rio de Janeiro a partir da quinta-feira, 8.

Foto: Climatempo

Imagem de satélite das 18h30 de 05/02/18 mostra nuvens carregadas (manchas vermelhas)

em todos os estados do Sudeste

Minas Gerais

Todas as regiões de Minas Gerais terão várias pancadas de chuva no decorrer desta semana. Porém, com a presença da frente fria perto do litoral do Espírito Santo por vários dias, a chuva mais volumosa é esperada para áreas no centro, norte e leste mineiro. A Grande Belo Horizonte, a região de Montes Claros, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha são áreas que devem registrar chuva forte nos próximos dias.

A região da Zona da Mata Mineira, do Triângulo e do Sul de Minas também terão pancadas de chuva regulares durante toda a semana, porém, o risco de temporais diminui a partir de quinta-feira.

Espírito Santo

Áreas de instabilidade que já atuam sobre o Espírito Santo serão reforçadas a partir da quarta-feira com a chegada de uma frente fria, que vai ficar quase parada no litoral capixaba por vários dias. Por isso, o Espírito Santo estará sujeito a chuva frequente por toda a semana e há risco de chuva forte. Apesar da previsão de chuva forte, os capixabas vão continuar sentido o ar abafado.

Grandes volumes acumulados

Março começou com tempo instável na Região Sudeste. Temporais voltaram a ocorrer na tarde desta segunda-feira, 5, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A base aérea de Guaratinguetá registrou uma rajada de vento com 94 km/h pouco depois das 18 horas. Por volta das 16h30 caiu granizo na região do aeroporto de São José dos Campos.

A chuva caiu muito forte no primeiro fim de semana de março na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro, na Região Serrana fluminense e no sul do Espírito Santo.

A chuva foi intensa em várias áreas de Petrópolis, no serra do Rio de Janeiro, acumulando de 70 mm a 90 mm. Ruas ficaram alagadas. Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente, entre 15h30 do dia 3 de março, sábado, e 15h30 desta segunda-feira, 5 de março, choveu 82 mm na região do ponto de coleta de chuva na rua Independência, 89,5 mm no LNCC, 76,2 mm no posto Quitandinha e 73,5 mm no posto de coleta do rio Quitandinha no centro da cidade.

A chuva forte causou estragos também na região de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, choveu forte na madrugada da segunda-feira, 5, acumulando 50,0 mm em 2 horas, e a chuva voltou forte à tarde deixando mais 23,2 mm em 1 hora. No total foram 75,8 mm na região da Pampulha, entre 00h e 18h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade