PUBLICIDADE

Paraná é líder na produção de feijão no País

Desde 2006, o Paraná lidera a produção de feijão no Brasil como o maior produtor da cultura.

20 fev 2018 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

Desde 2006, o Paraná lidera a produção de feijão no Brasil como o maior produtor da cultura.

A cultura do feijão é dividida em três safras. Com boa aceitação no mercado e ciclo curto, cerca de 90 dias entre o plantio e a colheita, o alimento costuma interessar aos produtores, que chegam a ter até três safras por ano no estado.

Nas três safras de feijão o Paraná é o que mais planta e o que mais produz. Além de ter uma condição climática muito boa para a produção de feijão, principalmente o carioca.

O estado paranaense tem chuvas regulares e em bons volumes ao longo de todo o ano, o que propicia excelentes condições ao desenvolvimento da cultura. Entretanto, o grande problema é sem dúvida o risco de ocorrência de geadas no plantio do feijão de 2ª safra, pois as fases de granação ocorrem justamente entre o outono e inverno e, é quando a planta está mais suscetível.

Foto: Climatempo
1° safra

A 1ª safra plantada entre os meses de setembro a novembro e colhido entre fevereiro a abril. Os principais Estados produtores são:

1º Piauí com 226,9 mil hectares plantados nesta safra 2017/18 e estimativa de produção de 50,1 mil toneladas. Em 2º lugar o Paraná com 196,1 mil hectares plantados e estimativa de produção de 348,1 mil toneladas. Em 3º e último Minas Gerais com 157,5 mil hectares plantados nesta safra 2017/18 e estimativa de produção de 205,6 mil toneladas.

Vale ressaltar que apesar do Piauí ser o maior produtor em área é um dos piores em produtividade devido à variedade produzida e o maior índice tecnológico empregado na cultura. O Paraná é, portanto, sem dúvida o maior produtor de feijão de 1ª safra no Brasil. É o estado do Sul do Brasil juntamente com Minas Gerais no Sudeste que baliza os preços em todo o país nesta época do ano.

2°safra

A 2° safra de feijão é plantada entre os meses de fevereiro a maio e colhida entre setembro a novembro. Para a 2° safra da cultura os principais Estados produtores são:

Em primeiro lugar o Paraná com 249,0 mil hectares plantados na safra 2016/17 e com uma produção final de 342 mil toneladas. Em segundo lugar o Mato Grosso com 230,7 mil hectares plantados na safra 2016/17 e com uma produção final de 270,3 mil toneladas. E em terceiro o estado de Minas Gerais com 116,8 mil hectares na safra 2016/17e com uma produção final de 155,6 mil toneladas.

3° safra

A 3° safra da cultura é plantada entre os meses de julho a agosto e colhida entre os meses de outubro a dezembro. Para a terceira safra destacam-se com os principais produtores todos os estados do Nordeste, onde se tem a maior produção. Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais também plantam feijão 3ª safra. No entanto, as produções são pequenas.

Bahia e Pernambuco são os maiores produtores com 224 e 108 mil hectares plantados, respectivamente. Na safra passada Bahia produziu 165 mil toneladas e Pernambuco 52 mil toneladas.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade