PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva forte sobre o leste do Nordeste  

Veja como fica o tempo nos próximos dias

14 mar 2019 - 11h43
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos quatro dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil. O calor e a alta umidade que predomina na Região, ventos úmidos que sopram do mar e a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical facilitam a formação de grandes núcleos de nuvens pesadas.

Volumes elevados de chuva foram observados nas últimas 24 horas em algumas localidades, especialmente no Maranhão, Ceará, Sergipe e Alagoas. De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, o maior volume de chuva na Região entre 9h do dia 13/03 e 9h do dia 14/03 foi observado na cidade de Turiaçu, no Maranhão. Nesta localidade, foram registrados 88,8 milímetros de chuva. No mesmo período, em Fortaleza (CE), foram acumulados 66,8 milímetros e em Itabaianinha (SE) 43,2 milímetros. Aracaju registrou 31,6 milímetros e a quantidade de raios que chegaram ao solo até as 10h de hoje foi 08.  

Chuva forte

A madrugada e o início desta manhã de quinta- feira (14) foi marcada por muita chuva em Sergipe. As áreas de instabilidade favoreceram o crescimento de nuvens carregadas que provocaram chuva forte. Na cidade de Poço Verde choveu entre 4h e 9h um total de 53 milímetros e em Frei Paulo 23,8 milímetros, conforme dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. 

Em algumas áreas da Bahia, também choveu bastante. Segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h do dia 13/03 até 9h do dia 14/03 foram acumulados 41 milímetros em Cipó. O CEMADEN registrou 32,6 milímetros nas últimas 12 horas. 

Foto: Climatempo
Foto: Angela Ruiz - Cipó - BA

Próximos dias 

Para os próximos dias, uma massa de ar seco estará ganhando força pelo interior da Bahia e até domingo vai diminuir as condições de chuva também pelo interior de Pernambuco, em Sergipe e Alagoas. Na costa norte, o tempo fica instável com previsão de chuva a qualquer hora. As demais áreas continuam registrando pancadas de chuva com raios, formadas principalmente pelo calor e a alta umidade.  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade