PUBLICIDADE

Chuva forte em SP e em MG nesta segunda-feira

Primeira semana de outubro é com tempo instável

1 out 2017 - 21h06
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sudeste do Brasil nos próximos dias trazendo mais chuva. Mas como já ocorreu no sábado, 30 de setembro, há risco de temporais que podem causar estragos nas cidades e no campo.

A primeira semana de outubro será marcada por tempo muito instável na Região Sudeste. Desta vez as áreas de instabilidade estarão associadas também a uma frente fria que se desloca pelo litoral da Região a partir desta segunda-feira. A maioria das áreas do Sudeste terá mais chuva durante toda a primeira semana de outubro.

Para esta segunda-feira, o alerta especial para temporais é para São Paulo, principalmente para o centro, oeste e norte do estado, para a região do Triângulo Mineiro, para o Sul de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro.

Nas capitais, não deve chover em Vitória. O sol aparece forte e faz calor. Segunda-feira com calorão e sol no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, mas as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer no fim da tarde e à noite. São Paulo fica com muitas nuvens desde cedo, mas só deve chuva a partir da tarde. Pode chover com moderada a forte intensidade nestas três capitais.

Acompanhe as nuvens sobre o Sudeste pelas imagens de satélite

De forma geral, as condições para chuva diminuem bastante em São Paulo a partir da terça-feira. Mas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na maioria das áreas de Minas Gerais, a semana segue com muitas nuvens e pancadas de chuva que vão fazer o calor diminuir.

Foto: Climatempo

Foto de Daniel Lemos, Pedrinópolis (MG)

Setembro terminou com temporais no SE

A chuva demorou, mas voltou forte ao Sudeste do Brasil nos dois últimos dias do setembro. A região entre o Sul de Minas Gerais, o Vale do Paraíba, em São Paulo e o sul do Rio de Janeiro foi a que teve os maiores volumes de chuva entre a noite do dia 29 e a noite de 30 de setembro.

Em vários locais choveu em 24 horas mais de 50% da média de chuva para setembro. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 94,0 mm acumulados neste período.

Confira os maios volumes de chuva acumulados entre 21 horas de 29/09/17 e 21h de 30/09/17, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo

Chuva volumosa no Sudeste do BR entre 29 e 30 de setembro de 2017

Granizo no oeste de Minas Gerais

Nuvens muito carregadas passaram sobre a região de Pirapora, no oeste de Minas Gerais, na noite de 30/09/17 O temporal provocou estragos, com a ventania e granizo. A imagem mostra destelhamento provocado pelas pedras de gelo e pelo vento forte.

Foto: Climatempo

Foto de Katia, Pirapora (MG): destruição depois do temporal na noite de 30/09/17

 A sequência de imagens de satélite mostra as nuvens carregadas que se espalharam sobre o Sudeste do Brasil no dia 30 de setembro de 2017.

Atenção: há risco de temporais na segunda-feira nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Acompanhe a previsão!

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade