0

Alerta de chuva frequente no litoral do PR

Áreas de instabilidade ganham força sobre a Região Sul nesta quinta-feira

10 out 2018
15h50
  • separator
  • comentários

Após a passagem de uma frente fria ao largo da Região Sul, áreas de instabilidades se intensificam no litoral. O sistema provoca uma mudança na circulação de ventos que leva mais infiltração marítima para a costa. A Marinha do Brasil alerta para ressaca e mar agitado de Rio Grande (RS) até o litoral do Paraná.

Com o reforço da instabilidade, o céu fica nublado entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e Curitiba. Nessas áreas, as temperaturas  ficam mais baixas e chove a qualquer hora. No entanto, os maiores volumes de chuva devem ser acumulados no litoral do Paraná, onde a chuva será frequente.

Devido a influência de uma área de baixa pressão atmosférica, o tempo continua instável no interior dos estados do Sul do Brasil. Por isso, o dia terá predomínio de céu nublado, intercalando rápidos períodos de sol, e possibilidade de chuva a qualquer hora. No sul e oeste do Rio Grande do Sul, as temperaturas ficam mais baixas, mas o sol aparece entre nuvens. Não há expectativa de chuva.

Foto: Climatempo

Foto: Almir Alves/Marinhos/PR

Mais chuva no feriado

Nesta sexta (12), feriado nacional, uma nova frente fria se organiza sobre o Sul do Brasil. Por isso, nuvens muito carregadas crescem sobre os três estados da Região e a chuva volta a cair forte. O dia será chuvoso no Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre.

No norte do Paraná, o sol aparece forte ao longo do dia, mas há risco de temporais à tarde e à noite.

Em Curitiba, Florianópolis e nas demais áreas da Região, o feriado de 12 de outubro será com muitas nuvens e várias pancadas de chuva no decorrer do dia. Pode chover e ventar forte, e o mar fica muito agitado, com risco de ressaca e ondas de até 2,5 metros no litoral gaúcho e catarinense.

Fim de semana

O fim de semana será muito instável no Sul do Brasil. Uma frente fria se afasta do litoral, mas deixa grandes áreas de instabilidade sobre a Região. Apenas o centro-sul do Rio Grande do Sul se livra da chuvarada e terá períodos com sol, mas entre muitas nuvens. 

Em Porto Alegre, o sábado, 13, ainda será com muita nebulosidade e chuva a qualquer horas. No domingo, as condições para chuva são baixas e há previsão de sol entre muitas nuvens. Em Curitiba e em Florianópolis, o tempo fica chuvoso no domingo. 

A temperatura fica amena no feriado prolongado em quase todo o Sul do país.

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade