PUBLICIDADE

Amazônia tem menor número de queimadas em outubro desde 1998

O índice representa uma redução de 26,2% comparado ao mesmo período do ano passado

1 nov 2019 - 20h43
(atualizado às 22h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Em outubro, a Amazônia registrou o número mais baixo de queimadas para o mês desde o início da série histórica - o monitoramento começou em 1998. Ao todo, foram identificados 7.855 focos de incêndio na região, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe.

Vista aérea de área desmatada da Amazônia em Altamira
11/09/2019 REUTERS/Nacho Doce
Vista aérea de área desmatada da Amazônia em Altamira 11/09/2019 REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

O índice representa uma redução de 26,2% comparado ao mesmo período do ano passado. Até então, o outubro com menor número de incêndios havia sido em 1998, com 8.777 registros.

No acumulado de 2019, no entanto, a quantidade de focos de incêndio na Amazônia ainda é superior a 2018. Foram 74.605 ocorrências notificadas entre janeiro e outubro, ou 29,4% a mais do que mesmo intervalo do ano anterior, quando houve 57.622 registros.

A queda ocorre dois meses depois de o número de focos de incêndio ter subido vertiginosamente, o que motivou pressões nacionais e internacionais ao governo Jair Bolsonaro. Em agosto, a Amazônia havia sofrido 30.901 queimadas - aumento de 196,5% em relação a 2018. Pesquisas mostram que essa alta de queimadas esteve relacionada com aumento do desmatamento nos meses anteriores na região.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam uma ação coordenada que ocorreu na região de Novo Progresso, no Pará, que ficou conhecida como "Dia do Fogo". A suspeita é de que fazendeiros locais e grileiros tenham atuado conjuntamente para incendiar uma área grande da floresta ao mesmo tempo e, assim, confundir a fiscalização do Ibama.

No fim de agosto, o governo Bolsonaro publicou decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região. Na ocasião, militares foram enviados para combater queimadas e outros crimes ambientais.

Um mês após a GLO, em setembro, o índice de queimadas já havia registrado queda. O desmatamento, entretanto, continuou avançando.

Veja também:

Previsão Brasil - Volta a chover no RS:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade