1 evento ao vivo

Postura de Trump sobre Acordo de Paris está "evoluindo", diz assessor

26 mai 2017
15h04
  • separator
  • comentários

A postura do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o Acordo de Paris está "evoluindo" e nesta sexta-feira o líder americano quis deixar claro perante os parceiros do G7 que a proteção do meio ambiente é "muito importante" para ele, de acordo com um de seus assessores.

Trump e os outros líderes do G7, reunidos até amanhã na cidade siciliana de Taormina, falaram durante cerca de 20 minutos sobre o tema do clima e o governante americano "escutou minuciosamente" os argumentos de seus colegas, comentou à imprensa o principal assessor econômico da Casa Branca, Gary Cohn.

Trump "está pensando sobre quais são suas opções. Agora, ele está muito melhor informado sobre o tema "graças às conversas de hoje, e sua postura sobre o Acordo de Paris está evoluindo", disse o assessor.

O presidente "veio aqui para aprender", sustentou Cohn, enquanto o principal assessor de Segurança Nacional de Trump, o tenente-general H.R. McMaster, disse que ele tomará a decisão sobre o Acordo de Paris que considerar "melhor" para o povo americano.

Trump criticou o Acordo de Paris durante sua campanha eleitoral e já, desde a Casa Branca, iniciou um processo para revisar se os EUA devem continuar fazendo parte do pacto climático.

Segundo a Casa Branca, Trump queria escutar os parceiros do G7 antes de tomar uma decisão a respeito, algo que prevê fazer logo depois de seu retorno a Washington.

Devido a essa revisão em andamento por parte do Governo Trump, os líderes do G7 não chegaram hoje em um consenso sobre a luta contra a mudança climática, segundo anunciou o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.

O premiê, que exerce a função de anfitrião da reunião, disse que o resto dos países "tomam nota" desse processo.

Gentiloni acrescentou que os parceiros dos Estados Unidos no G7 confirmaram o "compromisso e determinação" a cumprir com o Acordo de Paris.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade