0

Nasa lança foguete para missão espacial tripulada

É a primeira vez que uma empresa privada realiza um lançamento à órbita terrestre

30 mai 2020
16h52
atualizado às 17h19
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A SpaceX e a Nasa fizeram história neste sábado, 30, lançando uma missão espacial tripulada pela primeira vez desde 2011. O foguete Falcon 9 deixou o solo americano pontualmente às 16h22 (horário de Brasília) com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley em direção à Estação Espacial Internacional.

Nasa lança foguete para missão espacial tripulada após nove anos
Nasa lança foguete para missão espacial tripulada após nove anos
Foto: Joe Skipper / Reuters

Os astronautas farão uma viagem de 19 horas a bordo da cápsula Crew Dragon, recém-projetada pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

É a primeira vez que uma empresa privada realiza um lançamento à órbita da Terra; até então apenas as espaçonaves governamentais chegavam a tais alturas.

O lançamento ocorreu na segunda tentativa: ele inicialmente estava previsto para a última quarta-feira, 27, mas houve um adiamento por causa do mau tempo na Flórida, onde fica o Centro Espacial Kennedy. Desta vez o clima local ajudou e o foguete foi lançado sob os olhares de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que acompanhou tudo de perto.

"É incrível, o poder, a tecnologia", disse Donald Trump após o lançamento. "Foi uma vista bonita", comentou. 

Veja também:

Como usar uma máscara facial corretamente
Estadão Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade