PUBLICIDADE

Estratégias para combater o desperdício de comida

27 jun 2017 - 04h47
Compartilhar
Exibir comentários

Entre os outros assuntos do Futurando tem também as campanhas de luta contra as ondas de ódio na internet. Confira todos os destaques desta edição.Esta semana, o Futurando vai mostrar ideias colocadas em prática na Dinamarca para evitar que alimentos sejam desperdiçados. Uma das campanhas, reúne milhares de seguidores no Facebook.

Rumo a um futuro com produção sustentável de comida, uma universidade na Holanda estuda há duas décadas os possíveis usos e formas de cultivo das microalgas. São organismos que precisam basicamente de CO2 e luz do sol para se reproduzirem. De acordo com os pesquisadores, elas poderiam ser consumidas tanto por humanos quanto por animais.

Se daqui a alguns anos faltar terra cultivável, se estivermos num nível de urbanização que impeça a agricultura como conhecemos hoje, ainda assim vai ter como plantar e colher. É o que preveem os cientistas. No programa vamos mostrar duas formas de produção artificial de comida.

Essas ideias parecem coisa do futuro, mas nem é tão futuro assim. No centro de Nova Iorque já estão sendo testados contêineres que mostram como poderia funcionar a agricultura urbana. Jovens empreendedores são os responsáveis pelos protótipos de fazendas verticais.

Os perigos da internet

O Futurando também vai apresentar uma ferramenta usada para dar mais segurança à venda de determinados produtos, como obras de arte digitais e pedras preciosas. Nesse caso é importante ter a autenticação do que está sendo comprado para saber a origem.

A internet, aliás, também tem a sua próprias moeda. Uma não. Várias. Mas é preciso ter cuidado, como vamos explicar nesta edição. O dinheiro digital, seja ele qual for, tem vantagens e desvantagens.

Nesse universo virtual é ainda comum ver comentários racistas e preconceituosos. Os chamados haters espalham ódio nos posts que escolhem como alvo para disseminar a própria intolerência. Não debatem de igual para igual. Escolhem uma crítica cruel, para rebaixar o outro, ferir e às vezes até ameaçam quem pensa ou age diferente. Os detalhes estão no Futurando. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade